Caiado confirma pré-candidatura à Presidência durante Lavagem do Bonfim
Governador de Goiás critica o PT e defende mudança de rumo político
Por: Redação
15/01/2026 • 13:53 • Atualizado
Único nome colocado na corrida presidencial a participar da Lavagem do Bonfim neste ano, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), confirmou nesta quinta-feira (15) que mantém sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto e adotou um discurso duro contra o PT. A presença do goiano na tradicional celebração em Salvador ganhou peso político com a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não participou do evento mesmo em ano eleitoral.
Durante entrevista, Caiado afirmou que 2026 será decisivo para o país e defendeu a necessidade de uma mudança de rumo político. “O Brasil não suporta mais o nível de corrupção e violência. Precisamos trazer desenvolvimento, segurança, inovação, renda e paz para governar”, declarou.
O governador justificou a participação recorrente na festa religiosa pela ligação pessoal com a Bahia. “Minha mulher é baiana, de Feira de Santana. Venho aqui há muitos anos”, disse. Segundo ele, a ida à Colina Sagrada também simboliza um pedido por um novo ciclo político para o país e para o estado. “Que o Senhor do Bonfim volte os olhos para o Brasil e para a Bahia”, afirmou.
Questionado sobre a continuidade de sua pré-candidatura, Caiado foi direto: “Mantida, graças a Deus”.
Ao avaliar o cenário eleitoral, o governador defendeu que a oposição lance vários nomes no primeiro turno como estratégia para derrotar o PT. “A unidade interessa mais ao PT. Teremos vários candidatos eu, Flávio Bolsonaro, Zema, Ratinho Júnior e um vai ao segundo turno para vencer a eleição”, disse.
Caiado também minimizou os impasses regionais da Federação União Progressiva e afirmou que o União Brasil tem protagonismo nacional. “É o maior partido do país e tem estatura para apresentar um nome competitivo”, declarou, citando os indicadores de Goiás nas áreas de segurança, educação, emprego e renda como vitrine de sua gestão.
O governador desfilou na Lavagem do Bonfim ao lado do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e do ex-prefeito ACM Neto (União), que reafirmaram apoio ao seu nome na disputa presidencial.
