Logo

Chuvas intensas provocam alagamentos e queda de árvore em Salvador

Capital baiana registra 76% da média de chuva prevista para novembro; Defesa Civil mantém alerta

Por: Redação

12/11/202509:01

Em apenas uma noite, Salvador enfrentou um volume de chuva equivalente a quase todo o esperado para o mês de novembro. Entre a noite de terça-feira (11) e a manhã desta quarta (12), foram registrados 85 milímetros de chuva, cerca de 76% da média histórica do mês, que é de 108,2 mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Foto Chuvas intensas provocam alagamentos e queda de árvore em Salvador
Foto: Reprodução/TV Bahia

A forte precipitação deixou diversos pontos da cidade alagados e provocou a queda de uma árvore no bairro do Barbalho, que atingiu postes e deixou parte da região sem energia elétrica. A capital baiana está entre os 147 municípios do estado sob alerta do Inmet para chuvas intensas e risco de transtornos.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu novo alerta de continuidade das chuvas moderadas a fortes ao longo do dia, com possibilidade de ventos de até 45 km/h, alagamentos e deslizamentos de terra. A recomendação é redobrar a atenção em áreas de encosta e evitar deslocamentos desnecessários durante os temporais.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também orientou os motoristas a dirigirem com cautela na BR-324, devido à baixa visibilidade e à presença de buracos que podem causar acidentes. A navegação de pequenas embarcações e o banho de mar estão desaconselhados.

As chuvas são consequência do fenômeno La Niña, que ocorre quando há resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, provocando alterações nos ventos e no regime de chuvas.

De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Inmet, o estado da Bahia está sob influência direta do fenômeno durante a primavera, o que tem favorecido o aumento da nebulosidade e das precipitações.

“Essa ocorrência deve se estender até quinta-feira, mas novos episódios de chuva intensa devem retornar ainda neste mês, principalmente na segunda quinzena de novembro”, explicou a especialista.

A coordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Alana Matos, destacou ainda que os ventos fortes podem causar destelhamentos e quedas de galhos.

Previsão do tempo em Salvador

Quarta-feira (12) - Nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Temperaturas entre 23 °C e 26 °C.

Quinta-feira (13) - Muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas.

Temperaturas entre 22 °C e 27 °C.

Sexta-feira (14) - Predomínio de nuvens e chuva isolada.

Temperaturas entre 22 °C e 29 °C.