Logo

Carnaval do Nordeste de Amaralina será mantido, diz SSP

Werner afirma manutenção do policiamento no circuito Mestre Bimba

Por: Redação

06/02/202614:03Atualizado

A poucos dias do início do Carnaval de Salvador 2026, o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, assegurou que a festa no Nordeste de Amaralina está mantida, mesmo após uma série de operações policiais realizadas na região. As ações ocorreram após a morte do cabo da Polícia Militar Glauber Rosa dos Santos e resultaram em confrontos que terminaram com 11 suspeitos mortos.

Foto Carnaval do Nordeste de Amaralina será mantido, diz SSP
Foto: Divulgação/SSP-BA

Questionado sobre a realização do tradicional circuito Mestre Bimba, Werner afirmou que o planejamento para os carnavais de bairro segue garantido, com reforço das ações de segurança e continuidade do trabalho das forças policiais. Segundo ele, as operações têm como foco o enfrentamento às facções criminosas, sem prejuízo às manifestações culturais da comunidade.

“Todos os carnavais programados estão garantidos. Não seria diferente no Nordeste de Amaralina. A maioria da população é de bem, e nosso papel é proteger essas pessoas, manter as ações de inteligência e assegurar a realização das festas”, afirmou o secretário.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Magalhães, também reforçou que o policiamento na região foi intensificado e terá caráter permanente durante o período festivo. De acordo com ele, a atuação da PM tem como objetivo garantir a segurança dos moradores e dos foliões.

“Vamos assegurar que o Nordeste realize seu carnaval com presença constante da polícia. A segurança pública será mantida com a atuação do Estado”, declarou.

O policial militar morto foi baleado na cabeça durante um confronto no Vale das Pedrinhas, área que integra o Complexo do Nordeste de Amaralina. O caso motivou o início das operações policiais na localidade.

Ações policiais seguem na região

De acordo com Marcelo Werner, desde o início da operação, foram registradas cinco ocorrências de confronto na região, com 11 suspeitos mortos, todas dentro dos parâmetros legais, segundo o secretário. Além disso, houve apreensão de armas e drogas, bem como a prisão de um suspeito.

Werner também citou um caso considerado grave durante as ações, no qual um dos envolvidos manteve o próprio filho em cárcere privado.

 “Isso mostra o grau de violência e covardia dessas facções. Mesmo diante disso, vamos seguir com o fortalecimento do policiamento e das ações integradas”, afirmou.

A Secretaria da Segurança Pública informou que o planejamento operacional segue em andamento, com reforço policial, ações de inteligência e monitoramento constante para garantir a segurança da população e a realização do Carnaval no bairro.