Logo

Bar O Cravinho reabre após cinco dias de interdição

Produtos estão dentro do padrão, conforme assegurado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Por: Redação

21/10/202516:32Atualizado

Um dos principais bares de Salvador, O Cravinho, reabriu nesta terça-feira (21), após sofrer interdição em decorrência das fiscalizações no local devido ao surto de metanol no Brasil com as bebidas adulteradas. De acordo com os policiais que fizeram a vistoria, foram encontradas irregularidades na fabricação e comercialização dos produtos.

Bar O cravinho
Foto: Pedro Moraes/PC-BA

Além da falta de autorização para a produção dos destilados, foram detectadas infusões alcoólicas e dois produtos engarrafados, sem registro para produção e comercialização. 

Segundo os donos do estabelecimento, Julival Reis e Meire Gomes, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizou a liberação de abertura após um registro oficial que atesta a segurança dos produtos utilizados para fazer as bebidas no estabelecimento.

Já no decorrer da investigação, cinco amostras foram coletadas para análise do DPT. Contudo, os donos afirmaram que foi comprovada a regularidade do estabelecimento, com alvará, certificações e notas fiscais em dia.

 

Caso metanol no Brasil 

O surto de metanol no Brasil trouxe alerta para todos os estados, inclusive na Bahia, onde foram feitas investigações no estado. Vale ressaltar que a preocupação com a substância é devido à sua toxicidade, porque, ao contrário do etanol, não consegue ser metabolizada pelo corpo humano.

Conforme o relatório, o Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (20) uma nova atualização sobre os casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até agora, o país soma 104 notificações: 47 confirmações e 57 investigações em andamento.