Logo

BYD inaugura fábrica em Camaçari com expectativa de gerar 20 mil empregos

Presidente Lula e governador Jerônimo Rodrigues deram pontapé na 1ª fábrica de carros elétricos do país

Por: Redação

09/10/202517:44

A 1º fábrica de carros elétricos e híbridos do país foi aberta nesta quinta, 9, pela montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Foto BYD inaugura fábrica em Camaçari com expectativa de gerar 20 mil empregos
Foto: Joá Souza/GOVBA

A cerimônia de inauguração da planta contou com a presença do presidente Lula (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de outras autoridades nacionais.

Com um investimento de R$ 5,5 bilhões no complexo, que era ocupado anteriormente pela Ford, a BYD espera gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos, que irão impactar diretamente na economia baiana.

“Começar a produzir veículos elétricos é a demonstração de que nós estamos criando uma pátria soberana, um país que tem a maior reserva florestal do mundo, que tem uma riqueza mineral extraordinária. Ninguém compete com o Brasil”, destacou o presidente Lula.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Foto: Joá Souza/GOVBA


A nova planta em Camaçari tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano e 300 mil, em uma segunda etapa. Atualmente, a unidade opera com a montagem de veículos. A partir de 2026, a produção será nacionalizada, com a inclusão de etapas como estamparia, soldagem e pintura, além de um maior índice de componentes fabricados no país.

A implantação da BYD torna a Bahia protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis. A fábrica brasileira vai revolucionar na geração de empregos, vai trazer uma marca de descarbonização para a nossa economia, vai trazer a possibilidade de olhar o Brasil como potencial para a energia eólica, solar, para a produção de hidrogênio verde”, disse Jerônimo.

Produção

Ainda que o foco esteja no mercado de exportação, foi acordado com o Governo do Estado e a União que a BYD irá investir na nacionalização da montagem dos carro e que até 2027, 50% dos componentes utilizados na montagem dos carros serão nacionais. 

"Na primeira etapa serão 150 mil carros montados por ano. Para a segunda etapa, já estão previstos 300 mil carros produzidos anualmente até 2030 e com um detalhe importante: 78% dos componentes serão brasileiros, nacionais, e 52% dos componentes produzidos na Bahia”, pontuou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Ângelo Almeida.

Fábrica da BYD em funcionamento

Fábrica da BYD em funcionamento


Secretário do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) da Bahia, Augusto Vasconcelos comemorou a abertura da fábrica e o que ela significa pra qualificação de mão de obra do mercado baiano.

“Realizamos cursos de qualificação profissional, formando 479 operários para trabalhar na fábrica. Uma parte dessa mão de obra foi aproveitada, a outra parte está participando de processos seletivos e temos dialogado com a empresa para o maior número de contratações de trabalhadores baianos”, comentou.

Serão montados carros de passeio elétricos, híbridos e movidos a etanol e gasolina, com a função elétrica.  O último, com o motor flex, foi lançado durante a cerimônia no modelo Song Pro da BYD. A versão flex foi fruto de pesquisa com a engenharia brasileira da marca.

“Esse é um sonho que nasceu da confiança e da visão de futuro. O que nos moveu foi a confiança no potencial desse país e em sua capacidade de liderar a transição para uma nova era da indústria automotiva. O nosso país é de energia limpa e renovável, da energia que promove a oportunidade de protagonizarmos uma liderança global na transição energética” complementou Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD no Brasil.