Suplementos: quando e por que apostar nesses aliados
Especialistas alertam para uso consciente e personalizado
Por: Victor Hugo Ribeiro
09/07/2025 • 18:00
Para algumas pessoas os suplementos são grandes aliados na hora de serem os principais aliados nos complementos alimentares, ainda mais para quem está sempre na correria do dia a dia. Porém, é sempre importante tomar de acordo com com as necessidades do organismo a fim de apresentarem resultados satisfatórios, sem que seja prejudicial a saúde.
Vale ressaltar sobre a necessidade de uma orientação profissional para garantir que as vitaminas e minerais tomados sejam adequados para as condições de cada um. Já os especialistas da área afirma que alguns nutrientes devem ser suplementados pela maioria das pessoas. Essa deficiência nutricional pode ser desencadeada por diversos fatores, como dietas inadequadas e problemas de absorção.
Confira as 3 principais
Vitamina D
Embora muitos acreditem que a exposição ao sol é suficiente para a absorção de vitamina D, estudos indicam que mais de 70% da população brasileira apresenta deficiência desse hormônio. Por essa razão, a utilização de suplementos se torna necessária. A ausência desse nutriente pode ser prejudicial ao funcionamento geral do organismo. A vitamina D é conhecida por fortalecer o sistema imunológico, proteger ossos e músculos, além de regular o humor e os níveis de energia.
Ômega 3 (EPA e DHA)
A maioria das pessoas não inclui peixes em sua dieta diária, o que dificulta a obtenção de quantidades adequadas de ômega 3 por meio da alimentação. A suplementação pode ajudar a reduzir inflamações, proteger a saúde do coração e do cérebro, além de melhorar o humor e a função cognitiva. É fundamental optar por produtos que possuam selos de segurança, como IFOS ou MEG-3, e verificar a concentração de EPA e DHA no rótulo. Para a saúde geral, a dose recomendada varia de 500 a 1000 miligramas por dia, enquanto para benefícios cognitivos, anti-inflamatórios e cardiovasculares, a sugestão é de 1000 a 3000 miligramas diários.
Creatina monohidratada
Popular entre atletas, a creatina monohidratada é uma substância segura e eficaz que vai além do contexto esportivo. Ela é capaz de aumentar a força e a massa muscular, auxiliar na cognição e na memória, além de ajudar a prevenir a perda muscular relacionada ao envelhecimento. A recomendação de suplementação é de 3 a 5 gramas por dia, todos os dias, sendo essa a dose padrão sugerida.
Porque não entrou?
O whey protein também pode ser considerado uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico. Esse suplemento é benéfico para a manutenção e o crescimento da massa muscular em todas as idades, sendo especialmente importante para aqueles que não conseguem atingir suas metas diárias de proteína apenas com alimentos sólidos ou que possuem necessidades nutricionais específicas para aumentar a ingestão proteica.
Apesar dos benefícios proporcionados por esses nutrientes, é fundamental contar com a orientação de um profissional de saúde para determinar as doses adequadas e as necessidades individuais de cada tipo de suplementação.