Logo

Papa Leão XIV confirma brasileiro como secretário do Dicastério dos Bispos

Dom Ilson Montanari, de Sertãozinho (SP), seguirá por mais cinco anos no cargo

Por: Domynique Fonseca

27/09/202511:27

O papa Leão XIV anunciou nesta sexta-feira (26) a recondução do brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, 66 anos, ao cargo de secretário do Dicastério para os Bispos, no Vaticano. Natural de Sertãozinho, no interior paulista, ele permanecerá por mais um quinquênio na função, que já exerce há dez anos.

Foto Papa Leão XIV confirma brasileiro como secretário do Dicastério dos Bispos
Foto: Reprodução

Montanari também teve papel de destaque na transição após a morte de Francisco, em abril deste ano. Como vice-camerlengo, foi o segundo na hierarquia administrativa da Igreja durante o período de sede vacante, atuando diretamente na organização das cerimônias fúnebres do pontífice.

Ordenado sacerdote em 1989, em Ribeirão Preto (SP), Montanari estudou Direito, Economia e Filosofia na mesma cidade antes de concluir Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, foi professor de Teologia e coordenador de pastoral, até retornar à capital italiana em 2002 para aprofundar seus estudos em Teologia Dogmática.

Sua trajetória no Vaticano começou em 2008, quando assumiu a função de oficial da então Congregação para os Bispos. Em 2011, foi distinguido pelo papa Bento XVI com o título de Capelão de Sua Santidade. Dois anos depois, já no pontificado de Francisco, foi escolhido como secretário do Dicastério para os Bispos.

Em 2013, recebeu a ordenação episcopal pelas mãos de dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto. No ano seguinte, em 2014, foi nomeado também secretário do Colégio dos Cardeais.