Saiba identificar se seu gato possui enteropatia crônica
Sintomas incluem vômitos, diarreias e perda de peso
Por: Gabriel Pina
10/07/2025 • 06:30
Vômitos frequentes, diarreias recorrentes, falta de apetite (hiporexia) e perda de peso são sintomas que podem estar associados às chamadas enteropatias crônicas, termo usado no meio veterinário em substituição à antiga denominação "doença inflamatória intestinal" (DII). Em muitos casos, a simples modificação alimentar é suficiente para controlar os sintomas, evitando a necessidade de intervenção medicamentosa. Confira algumas dicas para garantir o bem-estar do seu pet.
De acordo com a médica-veterinária e especialista em nutrição de Cães e Gatos pela Universidade de São Paulo (USP), Erika Pereira, é fundamental a procura dos tutores por um especialista, para serem levantadas as possíveis causas da enteropatia no felino.
“O primeiro passo para o diagnóstico das enteropatias crônicas é descartar todas as possíveis causas, sejam de origem extra intestinal - como doença renal crônica, hipertireoidismo, insuficiência pancreática exócrina e pancreatite - ou de origem intestinal, como quadros infecciosos, parasitários e neoplásicos.”, afirmou a especialista.
Nesse sentido, Erika recomenda que a abordagem terapêutica deva ser gradual, iniciando com ajustes nutricionais antes de considerar terapia imunossupressora. A resposta positiva à mudança alimentar frequentemente evita a necessidade de medicamentos mais agressivos.