Logo
MENU

Uni Pet

BUSCAR

Especialista dá dicas para cuidar da microbiota felina

Profissional afirma que gatos tem trato digestivo sensível

Por: Gabriel Pina

16/07/202515:00

Mudanças na alimentação ou no ambiente podem ser gatilhos para a saúde intestinal dos gatos, afetando a microbiota dos felinos e gerando problemas que podem afetar o bem-estar do animal. Nesse sentido, o médico veterinário Lucas Piza traz dicas para garantir o cuidado adequado aos pets.

Gatinho fofo cinza comendo em sua tigelinha amarela
Foto: Reprodução/FreePik

Segundo Lucas, o trato gastrointestinal dos gatos traz uma peculiaridade. “O trato digestivo dos felinos é naturalmente mais sensível e delicado quando comparado ao de outras espécies. Isso torna o equilíbrio da microbiota intestinal essencial para o funcionamento adequado do organismo”, afirma o especialista.

O veterinário explica que a microbiota é composta por milhões de micro-organismos, desempenha funções essenciais, como auxiliar na digestão, proteger contra patógenos e fortalecer o sistema imunológico. 

No entanto, quando o equilíbrio da microbiota é afetado, o animal pode desenvolver problemas como diarreia, prisão de ventre, má absorção de nutrientes e até inflamações intestinais. Ainda, o especialista explica que diversos fatores podem desequilibrar a microbiota felina, incluindo alterações na dieta, estresse, uso de antibióticos, infecções ou mesmo o avanço da idade. 

Mas, afinal, como cuidar da saúde intestinal do seu gato? O doutor afirma que é fundamental fornecer aos gatinhos uma dieta balanceada e rica em fibras, probióticos (micro-organismos vivos benéficos que colonizam o intestino) e prebióticos (fibras específicas que servem de alimento para esses micro-organismos, estimulando seu crescimento e atividade).

Juntos, eles promovem um efeito sinérgico que melhora a digestão, favorece a absorção de minerais e vitaminas e estimula o sistema imunológico intestinal. Ele é responsável por grande parte da defesa do organismo do pet”, alerta o profissional.

Além da suplementação, é essencial seguir sempre as orientações do veterinário, que vão garantir que seu pet tenha acesso a uma dieta adequada. Outro ponto importante é controlar fatores externos, como o estresse, que também pode afetar a saúde intestinal do felino.