Logo
Menu

Uni Pet

Buscar

Mater Dei Salvador passa a oferecer serviços de Terapia Assistida por Animais

Medida visa garantir uma maior humanização durante o período de internação

Por: Gabriel Pina

13/08/202507:00

A técnica da Terapia Assistida por Animais (TAA) tem ganhado cada vez mais adesão em instituições hospitalares por todo o Brasil. Em Salvador, o Hospital Mater Dei adotou a prática com seus pacientes, por meio do trabalho do cão Twix, um border collie de seis anos, contribuindo para a humanização do período de recuperação.

Cachorro com hospital ao fundo
Foto: Divulgação/Hospital Mater Dei

Segundo especialistas, essa abordagem terapêutica proporciona benefícios físicos, emocionais e cognitivos, especialmente para pacientes em longas internações, idosos, crianças ou pessoas em situação de vulnerabilidade emocional. De acordo com a psicóloga Gabriela Rêgo, coordenadora do serviço de psicologia do hospital, a TAA é uma ferramenta complementar no tratamento, alinhada à busca por um cuidado mais humanizado.

"A TAA vem se tornando cada dia mais praticada nos contextos de saúde em resposta à busca por humanização no cuidado, sendo utilizada como recurso terapêutico complementar para assistência integral ao paciente e seu acompanhante. Percebemos a demanda latente em nossos pacientes e iniciamos a busca por alguma tutora que realizasse um trabalho compatível com nossos valores institucionais", afirma Rêgo.

Para atuar na TAA, os animais e seus tutores passam por treinamento especializado, com foco na atuação em ambientes hospitalares. Os pets utilizam uma coleira peitoral como sinal de que estão em atividade, o que ajuda a garantir segurança e evitar riscos aos pacientes — inclusive em setores mais sensíveis, como hospitais infantis.

Além de Twix, o Mater Dei mantém um protocolo que autoriza visitas de animais de estimação durante internações, desde que sejam cumpridas todas as exigências de segurança e higiene. A instituição também conta com uma equipe multidisciplinar integrada, oferecendo atendimento personalizado que envolve não apenas o paciente, mas também familiares e acompanhantes.