Quatro dicas para prevenir a Leishmaniose em cães
Zoonose é transmitida pelo mosquito palha
Por: Gabriel Pina
27/08/2025 • 18:00
Dedicado à campanha Agosto Verde, o mês de agosto serve como alerta para a conscientização sobre a Leishmaniose canina, que pode ser transmitida de animais para seres humanos. Apesar dos desafios, a combinação de tratamento adequado com o uso de coleiras e pipetas especiais pode interromper o ciclo de transmissão, que ocorre quando o mosquito infectado pica um animal saudável. Confira algumas recomendações para a prevenção da doença nos pets.
De olho na vacinação
A vacinação e o acompanhamento veterinário regular dos cães são igualmente importantes, já que esses animais atuam como principais reservatórios do parasita.
Coleiras repelentes
O controle do mosquito-palha, transmissor da doença, é uma prioridade e pode ser realizado com o uso de coleiras repelentes específicas para os animais.
Manutenção do espaço
Por fim, a manutenção de ambientes limpos e organizados, instalação de telas em portas e janelas, e eliminação de possíveis criadouros, incluindo o acúmulo de lixo, matéria orgânica e superfícies com água parada nos ambientes domésticos, pode ser crucial para evitar a proliferação do mosquito.