Labrador brasileira vence Mundial de Surf Dog na Califórnia
Cacau e tutor conquistam cinco medalhas e troféu Top Dog
Por: Victor Hugo Ribeiro
06/08/2025 • 08:00
Nos últimos anos, muitas modalidades esportivas vêm ganhando destaque para o público humano, mas você já ouviu falar do termo "surf dog"? O surfe canino é uma modalidade séria e tem até um evento internacional: o Campeonato Mundial de Surf Dog, que acontece na Califórnia (EUA).
A grande campeã da edição deste ano é uma labradora brasileira chamada Cacau. Ela e seu tutor, Ivan Quintães, conquistaram três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, além do cobiçado troféu Top Dog 2025, entregue à dupla de maior destaque do campeonato.
A vitória de Cacau e Ivan solidifica o domínio brasileiro na modalidade, já que a dupla também foi campeã em 2024. A esposa de Ivan e parceira no projeto, Camila Tani, celebrou o resultado. "Competimos com os melhores do mundo e voltamos para casa com um resultado que representa muito mais do que medalhas", disse. Ela também destacou que, antes de Cacau, Ivan foi pentacampeão com o labrador Bono, pai de Cacau e uma lenda do esporte que completou 15 anos um dia após a vitória da filha.
"Ver a Cacau feliz, com o rabinho abanando em cima da prancha, é a maior vitória de todas. Ela representa a continuidade de tudo que o Bono construiu com a gente, e faz isso com tanto amor, leveza e alegria", afirmou Camila, emocionada com a primeira participação da filha do casal, Moana, no evento.
A Família Surf Dog e o legado de Bono
A história de surfe da família começou com Bono, que se tornou uma lenda ao lado de Ivan, conquistando cinco títulos mundiais. A fama de Bono foi além do surfe; ele se tornou um influenciador digital, e a família acumula mais de 350 mil seguidores nas redes sociais. O labrador também é detentor de um recorde no Guinness Book por surfar a onda mais longa na pororoca do Rio Amazonas.
A família, que se define como um "time multiespécie, movido por afeto, propósito e esporte", é composta por Cacau, Bono, a vira-lata Mukeka e a gata Cocada, e agora, a recém-chegada Moana. Eles compartilham a rotina de treinos e campeonatos em seu canal no YouTube.
Vivendo em Búzios (RJ) desde 2020, eles treinam nas praias locais, mantendo uma rotina de exercícios, alimentação saudável e lazer. Para Ivan, o surfe com Cacau vai além das competições. "Não é sobre ganhar medalhas, é sobre construir uma história verdadeira, que inspira outras famílias a viverem com mais presença, amor e vínculo", concluiu.