Logo
Menu

Uni Pet

Buscar

Cão Terapeuta: conheça os benefícios da presença dos pets em hospitais

Pets podem contribuir para um maior bem-estar físico, emocional e psicológico

Por: Gabriel Pina

02/08/202517:00

Ter um pet por perto pode beneficiar a sua saúde, é o que aponta uma pesquisa realizada pela Edellman Intelligence em parceria com a Mars Petcare e a HABRI, onde 80% das pessoas afirmaram se sentirem melhores quando estão acompanhadas de algum animal de estimação. Nesse sentido, a presença dos bichanos nos ambientes hospitalares pode ser bastante positiva para os pacientes e toda a equipe médica.

cachorrinha lola junto com a equipe médica
Foto: Ascom/Sesab

Nesse sentido, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), desde o ano passado, tem adotado a estratégia do “cão terapeuta” em suas instalações. É o caso da cachorrinha Lola, de nove anos. A golden retriever faz visitas regulares a cada quinze dias ao hospital, trazendo para os pacientes um maior bem-estar físico, emocional e psicológico.

De acordo com o diretor do HOEB, Roger Monteiro, a presença de Lola tem um impacto na recuperação das pessoas internadas na instituição.

“Lola não é apenas uma mascote, ela é parte da nossa equipe de cuidado. O contato com ela proporciona conforto, reduz a ansiedade e melhora o estado emocional dos pacientes, especialmente das crianças. Celebrar esse primeiro ano é reconhecer o valor da humanização no ambiente hospitalar”, declarou Marinho.

Para comemorar os trabalhos prestados, a doguinha recebeu um diploma de honra ao mérito e uma placa comemorativa em reconhecimento ao seu serviço. E não à toa: para atuar como Cão Terapeuta, Lola precisou passar por um rigoroso processo de socialização e treinamento para lidar com diferentes estímulos, além de ter suas vacinas atualizadas, exames regularizados e higiene reforçada a cada visita.