Estudo mostra que a TV pode revelar o temperamento dos cães
Emocional dos dogs influência a percepção do que é transmitido
Por: Gabriel Pina
28/07/2025 • 12:00
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, trouxe à tona uma curiosidade envolvendo os diferentes comportamentos dos cães ao assistirem televisão. De acordo com o estudo, o temperamento do bicho influencia na sua percepção visual do que é transmitido.
O estudo foi conduzido por meio de um questionário online respondido por 650 tutores, dos quais 453 relataram que seus cães interagiram de alguma forma com a TV. Os pesquisadores desenvolveram uma escala composta por 16 perguntas para avaliar como os animais respondem a diferentes estímulos audiovisuais, incluindo imagens de outros cães, pessoas e objetos.
Os resultados foram publicados na revista científica Scientific Reports e revelaram que o temperamento do doguinho influência na sua sensibilidade à TV. Enquanto animais mais energéticos e excitáveis tendem a reagir mais a estímulos visuais, como objetos em movimento, os cães ansiosos são mais sensíveis a sons, como ruídos urbanos, e podem apresentar sinais de agitação ou desconforto.
Além disso, o estudo mostrou que a maioria dos pets demonstra maior interesse por cenas com outros cachorros, especialmente quando há latidos envolvidos, com quase metade dos participantes do estudo reagir a esses estímulos. Objetos em movimento, como bolas, despertam reações intensas nos cães mais animados, levando alguns até a "perseguir" a imagem, olhando atrás da TV.
Segundo os cientistas, a pesquisa abre caminho para futuros estudos sobre o impacto da televisão no comportamento canino. Com o aumento da exposição dos pets a telas em casa, seja como entretenimento ou ruído de fundo, entender como eles reagem a diferentes conteúdos é essencial para seu bem-estar.