Polícia cumpre ordens judiciais e enfraquece facções em Salvador
Engenho Velho da Federação e Liberdade concentram ações da operação
Por: Iago Bacelar
05/09/2025 • 08:25 • Atualizado
A Polícia Civil e Militar deflagraram nesta sexta-feira (5) a Operação Sinergia nos bairros do Engenho Velho da Federação e da Liberdade, em Salvador. O objetivo é cumprir ordens judiciais contra integrantes de facções criminosas ligadas a tráfico de drogas, armas, homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.
Unidades ordinárias e especializadas das duas corporações atuam na operação, que já registrou apreensões de materiais ilícitos utilizados pelos criminosos.
Apreensões parciais da operação
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), foram retiradas quatro máquinas caça-níqueis de um depósito no Engenho Velho da Federação, que tinha identidade visual de um ponto de venda de frutas.
Próximo ao local, os policiais encontraram uma câmera em formato de lâmpada, equipada com recurso de giro em 360°, utilizada para monitoramento por criminosos.
As ordens judiciais também estão sendo cumpridas em imóveis que poderiam ser utilizados por integrantes de facções envolvidos com tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.
Governo pretende enfraquecer facções
Na véspera da operação, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que o Estado pretende retirar recursos financeiros das facções para enfraquecê-las.
“Cada ato que a gente faz de orçamento, a gente pede, no chamamento à polícia, para ir para cima, para poder encurralar, usar a mão forte do Estado. A gente vai vencer”, disse o governador, citando que indicadores mostram melhora nos últimos meses e que não haverá trégua contra o crime.
Durante a fala, Jerônimo Rodrigues mencionou dois crimes recentes atribuídos à guerra entre facções: o assassinato da blogueira Kakay Britto, de 26 anos, no bairro do Lobão, em Salvador, e a execução de Eduarda Rodrigues dos Santos, de 22 anos, encontrada decapitada em Eunápolis.
Como denunciar facções criminosas
A SSP-BA reforça que denúncias sobre integrantes de facções podem ser feitas de forma anônima. As informações podem ser enviadas pelo telefone 181 ou pelo site www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br.