Projeto prevê uso obrigatório de pulseiras de identificação para crianças
Proposta mira na proteção de menores em espaços de lazer
Por: Redação
06/01/2026 • 07:00
Um projeto em discussão na Câmara dos Deputados propõe mudanças na Lei Geral do Turismo ao determinar que estabelecimentos turísticos de médio e grande porte disponibilizem pulseiras de identificação para crianças e adolescentes. A iniciativa atinge serviços como hotéis, pousadas, resorts e empreendimentos semelhantes.
Leia mais:
Projeto quer proibir fogos perto de animais na Bahia
Bahia pode ter vagões exclusivos para mulheres em metrô, trem e VLT
Margareth Menezes defende regulamentação de plataformas de streaming
O texto é de autoria do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB). Pela proposta, os prestadores de serviços deverão disponibilizar pulseiras feitas com material resistente à água e ao uso contínuo. Os acessórios deverão conter informações de identificação, como o nome da criança ou do adolescente, além do nome e do telefone do responsável.
Em locais de hospedagem, também poderá ser incluído o número do quarto ou outro tipo de referência interna que facilite a localização. De acordo com o parlamentar, a medida se inspira em experiências já adotadas no setor.
“Essa prática já é voluntariamente adotada em alguns estabelecimentos e tem demonstrado eficácia na proteção de crianças e adolescentes em áreas de lazer e turismo”, disse Galdino.
A proposta seguirá para análise nas comissões de Turismo, de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de avançar para as próximas etapas de tramitação no Legislativo.
Relacionadas
