Polícia Federal determina que Eduardo Bolsonaro retorne ao cargo de escrivão
Solicitação acontece após a cassação do mandato de deputado federal pela Câmara
Por: Redação
02/01/2026 • 09:28
A Polícia Federal (PF) pediu que Eduardo Bolsonaro retorne de forma imediata ao posto de policial federal. A determinação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (2), e exige o retorno de Bolsonaro ao exercício do cargo no Rio de Janeiro, local em que é lotado.
De acordo com o órgão, o comparecimento tem fins “declaratórios” e de regularização da situação. Caso não compareça e não justifique, a PF pode ensejar providências administrativas e disciplinares.
Fora do país
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos há quase um ano e teve o mandato de deputado federal cassado pela Câmara em dezembro de 2025, após excesso de faltas injustificadas.
Além de político, o filho de Jair Bolsonaro é escrivão da Polícia Federal e durante o mandato de deputado foi afastado automaticamente do cargo na PF. Com a cassação do mandato, a PF solicitou o retorno de Eduardo a função de policial.
O ex-deputado já era alvo de processos administrativos abertos pela corregedoria da PF, em decorrência de sua atuação nos EUA.
Relacionadas
