Logo

Direitistas fazem memes e boicotam Havaianas: "Só compro Ipanema agora"

Propaganda da marca com Fernanda Torres irritou grupo por conta de suposto "viés político"

Por: Redação

22/12/202513:24Atualizado

O comercial da Havaianas estrelado por Fernanda Torres jogou ainda mais lenha no fogo da polarização política nesse ano pré-eleitoral.

Foto Direitistas fazem memes e boicotam Havaianas: "Só compro Ipanema agora"
Foto: Divulgação / Havaianas

Após a veiculação da peça, onde a atriz fala que não quer entrar em 2026 "com o pé direito", apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e usuários de redes sociais identificados com a direita invadiram as redes da marca para promover um boicote.

E quem pode surfar na onda do momento são as marcas rivais, que caíram no gosto da claque. Comentários como "Agora só compro Ipanema" são comuns nas páginas das marcas e o marketing de algumas dessas empresas já captou o "feeling do momento" e começou a se movimentar.

Em uma peça veiculada neste domingo (21), a Ipanema publicou um vídeo com sandálias de cores aludindo à bandeira do Brasil e com os dizeres: "amiga, não sei quem te traumatizou... mas é claro que eu te empresto minha Ipanema."

A peça foi bem recebida por diversos simpatizantes da direita. "A bola tá no pé de vocês. É só chutar e fazer o gol", publicou um. "Vamos entrar com o pé direito de Ipanema 💚", disse outro.

 

A ação da Ipanema também catapultou o alcance da mesma nas redes sociais. Só no Instagram, o reels publicado pela marca teve mais de 9 milhões de visualizações, a melhor marca da empresa nos últimos 3 meses.

Reels publicado durante polêmica alcançou grande número de visualizações

Reels publicado durante polêmica alcançou grande número de visualizações


Figuras políticas

Importantes figuras políticas também entraram na onda. Luciano Hang, o velho da Havan, fez brincadeiras pedindo para não confundirem as marcas Havan e Havaianas e também mostrou uma nova predileção pela marca do seu calçado.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez uma brincadeira com o slogan da empresa e, até o momento, o post foi curtido por mais de 22 mil pessoas.

Ações e valor de mercado

A proposta de boicote contra as Havaianas derrubou as ações da  Alpargatas (ALPA4), dona da marca. Na manhã desta segunda (22), os papéis da empresa apontavam uma queda de mais de 3%.

O resultado ainda não tem um efeito prático, já que a Alpargatas vem de 10 trimestres consecutivos de geração de caixa operacional, mas liga um alerta com a alta queda diária e com a promessa de importantes figuras, como o ex-deputado Eduardo Bolsonaro, publicando vídeos onde descartam pares do calçado e convocam seus aliados a fazerem o mesmo.