Cela de Bolsonaro pode passar por nova inspeção; entenda
Pedido de conselheiro de Direitos Humanos é para garantir condições do detento no local
Por: Redação
24/11/2025 • 15:42 • Atualizado
O conselheiro de Direitos Humanos, Adolfo Rocha, integrante do Conselho Distrital de Promoção e Defesa de Direitos Humanos do Distrito Federal (CDPDDH), solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a chance de visitar Jair Bolsonaro na carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde o ex-presidente está preso de forma preventiva.
No pedido, ele aponta que quer realizar uma visita de inspeção no local. A formalização do pedido é necessária devido à restrição de acesso determinada por Moraes desde sábado (22).
Pedido
Rocha mencionou no pedido que atua com independência funcional e que a entidade na qual é membro, CDPDDH, é um órgão apartidário. Além disso, o conselheiro apontou parentesco com o governador do DF, Ibaneis Rocha, mas defendeu que o vínculo não tem efeito institucional.
A solicitação tem como base as atribuições do Conselho, que tem o papel de inspecionar, realizar diligências e o monitoramento de unidades públicas quando há risco ou suspeita de violação de direitos humanos.
Adolfo Rocha argumentou que o pedido tem caráter técnico, voltado para análise das condições físicas, sanitárias e estruturais da carceragem em que Bolsonaro está. Além disso, o conselheiro afirmou ainda que a inspeção tem o objetivo de assegurar as garantias dos privados de liberdade.
Relacionadas
