Após audiência de custódia, ex-assessor de Bolsonaro permanece preso
Justiça mantém Filipe Martins encarcerado após uso indevido de redes sociais
Por: Redação
02/01/2026 • 19:16
O ex-assessor de ex-presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins, teve a prisão mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (2). A sessão foi conduzida pela juíza auxiliar Flávia Martins de Carvalho, após a ordem de prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Martins cumpria prisão domiciliar desde 27 de dezembro, monitorado por tornozeleira eletrônica, e foi levado ao presídio de Ponta Grossa, no Paraná, por descumprir medidas cautelares, conforme informações do portal Metrópoles. Em sua decisão, Moraes destacou que “efetivamente, não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que a própria defesa reconhece a utilização da rede social”.
O ex-assessor havia sido condenado a 21 anos de prisão no julgamento do núcleo 2 da trama golpista e estava proibido de usar redes sociais. A Procuradoria-Geral da República apontou que ele gerenciava ações da organização criminosa que visava manter Bolsonaro no poder, incluindo buscas de perfis de terceiros no LinkedIn.
A defesa de Martins argumentou que ele não poderia fazer postagens, mas tinha permissão para navegação. O ministro, entretanto, afirmou que o ex-assessor demonstrou “total desrespeito pelas normas impostas e pelas instituições constitucionalmente democráticas, em virtude de que, ao fazer uso das redes sociais, ofende as medidas cautelares aplicadas, assim como, todo o ordenamento jurídico”.
Relacionadas
