Governo dos EUA flexibiliza tarifaço de 200 produtos brasileiros
Itens passam a ter taxas de importação de 40%
Por: Redação
15/11/2025 • 08:41 • Atualizado
O governo dos Estados Unidos decidiu reduzir em 10% as taxas de importação de cerca de 200 produtos brasileiros, como o café, a carne, o açaí e a manga, que haviam sido incluídos no tarifaço de 50%, vigente desde agosto deste ano. Com isso, as tarifas de importação desses itens passam a ser de 40%.
A medida foi anunciada pela Casa Branca na noite desta sexta-feira (14) e inicialmente não explicava de quanto seria a redução. No entanto, o Ministério da Agricultura veio a público esclarecer de fato o valor de 10%.
Nesse sentido, a decisão passa a valer para todos os produtos importados e retirados de armazém nos EUA desde quinta-feira (13).
Sem mais reduções
Ainda, na noite desta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que acredita que novos cortes de taxas não serão necessários.
De acordo com o chefe estadunidense, a medida deve beneficiar principalmente o preço do café nos EUA, que enfrenta alta nos preços, junto com a carne. O Brasil é o maior dos dois itens no país.
No entanto, apesar de comemorar as reduções, a expectativa do governo federal é de que novas reduções ainda são possíveis. Segundo o embaixador Celso Amorim, assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o governo está atento também a itens que entraram no tarifaço e ainda não foram flexibilizados.
Repercussão no setor
Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) comemorou a medida, ressaltando que a ação pode estabilizar mais o setor.
"Os Estados Unidos são o segundo maior mercado da carne bovina do Brasil, com peso relevante para todo o fluxo de exportações. A decisão norte-americana fortalece essa relação e abre espaço para uma retomada mais equilibrada e estável das vendas", disse a nota da Abiec.
Relacionadas
