Brasil e mais 74 países sofrem congelamento de emissão de vistos nos EUA
Governo confirma medida para o dia 21 de janeiro
Por: Redação
14/01/2026 • 15:30
O governo dos Estados Unidos congelou a emissão de vistos para cerca de 75 países. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (14), pelo Departamento de Estado. Ainda assim, não foi informado se a pausa também vai servir para visto de turistas.
De acordo com a TV norte-americana Fox News, o memorando do Departamento colocou na lista o Brasil, além de também incluir países como Irã e Rússia.
The State Department will pause immigrant visa processing from 75 countries whose migrants take welfare from the American people at unacceptable rates. The freeze will remain active until the U.S. can ensure that new immigrants will not extract wealth from the American people.
— Department of State (@StateDept) January 14, 2026
O departamento confirmou que o congelamento entra em vigor na próxima semana, no dia 21 de janeiro, e não tem data para terminar. Já a reportagem da Fox News ressaltou que a pausa será temporária e servirá para que o governo dos EUA reavalie os critérios atuais de concessão de vistos a estrangeiros.
Além do Brasil, outros 74 países também entraram no congelamento de vistos, diz a Fox News. A lista inclui, de acordo com a reportagem, Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia.
O que o plano visa?
O comunicado divulgado na época, a medida visava identificar conteúdos considerados hostis aos Estados Unidos, seu governo, cultura, instituições ou princípios fundadores.
Embora os Estados Unidos ainda não tenham confirmado oficialmente as restrições de visto, a nova estratégia de defesa e política externa dos EUA, publicada pelo governo de Donald Trump em dezembro de 2025, previa o aumento de restrições de entrada de imigrantes.
A expectativa de analistas é que, ao longo de 2026, Trump volte suas políticas anti-imigração para restrições à entrada de estrangeiros e à concessão de vistos.
Relacionadas
