Logo

Brasil e mais 74 países sofrem congelamento de emissão de vistos nos EUA

Governo confirma medida para o dia 21 de janeiro

Por: Redação

14/01/202615:30

O governo dos Estados Unidos congelou a emissão de vistos para cerca de 75 países. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (14), pelo Departamento de Estado. Ainda assim, não foi informado se a pausa também vai servir para visto de turistas. 

De acordo com a TV norte-americana Fox News, o memorando do Departamento colocou na lista o Brasil, além de também incluir países como Irã e Rússia.

Vistos e Viagens
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O departamento confirmou que o congelamento entra em vigor na próxima semana, no dia 21 de janeiro, e não tem data para terminar. Já a reportagem da Fox News ressaltou que a pausa será temporária e servirá para que o governo dos EUA reavalie os critérios atuais de concessão de vistos a estrangeiros.

Além do Brasil, outros 74 países também entraram no congelamento de vistos, diz a Fox News. A lista inclui, de acordo com a reportagem, Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia.

 

O que o plano visa?

O comunicado divulgado na época, a medida visava identificar conteúdos considerados hostis aos Estados Unidos, seu governo, cultura, instituições ou princípios fundadores.

Embora os Estados Unidos ainda não tenham confirmado oficialmente as restrições de visto, a nova estratégia de defesa e política externa dos EUA, publicada pelo governo de Donald Trump em dezembro de 2025, previa o aumento de restrições de entrada de imigrantes.

A expectativa de analistas é que, ao longo de 2026, Trump volte suas políticas anti-imigração para restrições à entrada de estrangeiros e à concessão de vistos.