Logo
Menu

Política

Buscar

Visto americano: novas regras de entrevista para brasileiros já estão em vigor

Mudança afeta solicitantes de vistos de não imigrante, mas há exceções previstas.

Por: Redação

02/09/202511:39Atualizado

Já não é novidade que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem adotando medidas para restringir a entrada de imigrantes no país. Desde o início de seu mandato e agora em busca da reeleição, ele tem reforçado políticas de controle migratório, incluindo a limitação do acesso de turistas estrangeiros. Em julho, a Câmara dos Representantes aprovou um amplo pacote tributário e orçamentário, chamado “One Big Beautiful Bill”, que, entre outras medidas, destina recursos extras ao controle da imigração e cria uma taxa adicional de 250 dólares (cerca de R$ 1.390) para a emissão de alguns vistos.

Avião
Foto: Foto: Johannes Eisele / AFP

Apesar de já sancionado por Trump, esse pacote ainda não tem data definida para entrar em vigor. No entanto, uma nova regra passa a valer nesta terça-feira, (2): a exigência de entrevista presencial para a emissão do visto americano de não imigrante, como o de turismo. A medida foi anunciada há cerca de um mês no site oficial do Departamento de Estado dos EUA e também divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Até então, solicitantes com menos de 14 anos ou mais de 79 anos não eram obrigados a comparecer a uma entrevista. Agora, essas faixas etárias também deverão passar pela etapa presencial. A regra vale para cidadãos de todos os países que precisam de visto para entrar nos EUA, inclusive os brasileiros.

Em alguns casos, no entanto, candidatos podem ser dispensados da entrevista. Estão entre as exceções:

Solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais; Candidatos aos vistos A-1, A-2, C-3 (exceto empregados domésticos), G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6 ou T/EGQ E-1, geralmente destinados a militares, organismos internacionais e representantes oficiais.

Quem pretende renovar um visto B-1, B-2 ou B-1/B-2 (turismo e negócios) também pode ter direito à isenção, desde que:

O visto anterior tenha expirado há menos de 12 meses; o solicitante tivesse no mínimo 18 anos quando o documento anterior foi emitido; o pedido não tenha sido recusado anteriormente (salvo em casos de superação de pendências ou dispensa); não haja situação de inelegibilidade aparente.

Mesmo assim, a entrevista pode ser solicitada a qualquer momento pelo consulado, inclusive para candidatos que se enquadram nas exceções.