Trump diz que Índia ofereceu zerar tarifas sobre produtos dos EUA
Ex-presidente critica demora e cobra maior equilíbrio comercial
Por: Victor Hugo Ribeiro
01/09/2025 • 17:31 • Atualizado
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Índia se propôs a zerar suas tarifas sobre produtos americanos.
Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump classificou a relação entre os dois países como "unilateral" e declarou: "Eles agora se ofereceram para cortar suas tarifas a zero, mas está ficando tarde. Eles deveriam ter feito isso anos atrás."
A Embaixada da Índia em Washington não se pronunciou sobre as declarações de Trump, que foram feitas após os EUA aplicarem tarifas de até 50% sobre produtos indianos.
Veja o discurso traduzido
"O que poucas pessoas entendem é que fazemos muito pouco negócio com a Índia, mas eles fazem uma quantidade enorme de negócios conosco. Em outras palavras, eles nos vendem uma quantidade massiva de produtos, sendo nós o maior "cliente", mas nós vendemos muito pouco para eles. Até agora, a relação tem sido totalmente unilateral, e isso por muitas décadas. A razão é que a Índia nos cobrou, até agora, tarifas tão altas — as maiores de qualquer país — que nossas empresas não conseguem vender para a Índia. Tem sido um desastre totalmente unilateral! Além disso, a Índia compra a maior parte de seu petróleo e produtos militares da Rússia, e muito pouco dos EUA. Eles agora se ofereceram para cortar suas tarifas a zero, mas está ficando tarde. Eles deveriam ter feito isso anos atrás. Apenas alguns fatos simples para as pessoas refletirem!!!", comentou Donald Trump.
Relacionadas