Israel está impedindo chegada de materiais de abrigo na região de Gaza, diz ONG
ONU estima que 1,3 milhões de palestinos estão desabrigados
Por: Gabriel Pina
20/08/2025 • 17:50 • Atualizado
De acordo com grupos de ajuda humanitária internacional, autoridades israelenses estariam barrando a entrada de materiais de abrigo destinados a palestinos na Faixa de Gaza. Segundo as entidades, o atraso na entrega desses suprimentos pode ter contribuído para a morte de civis em situação de vulnerabilidade.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 1,3 milhão de pessoas em Gaza estão sem barracas para se abrigar após a destruição de suas casas. Diante da gravidade, Israel autorizou no último domingo (17) a entrada de recursos de ajuda humanitária. No entanto, autoridades militares ainda estariam dificultando o acesso da população aos materiais por meio de barreiras burocráticas.
"Há uma série de impedimentos que ainda precisam ser resolvidos, incluindo a liberação alfandegária israelense", afirmou Jens Laerke, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).
Procurada pela agência de notícias Reuters, a Cogat, agência militar israelense responsável pela coordenação da ajuda em Gaza, não quis se pronunciar sobre o assunto.
Relacionadas