Logo
Menu

Política

Buscar

Governo dos EUA pode exigir caução de até U$ 15 mil para turistas

Medida foi anunciada na segunda-feira (4)

Por: Gabriel Pina

05/08/202508:00

O governo dos Estados Unidos anunciou, na última segunda-feira (4), que poderá exigir o pagamento de um caução de até US$15 mil para vistos de turismo e negócios para entrada no país. A previsão é que a medida passe a entrar em vigor em 15 dias.

homem segurando passaporte
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo a declaração oficial do governo estadunidense, a medida visa garantir que, quando o visto de um turista vencer e ele permanecer no país, o estado não sai financeiramente prejudicado.

O Departamento de Estado dos EUA afirmou que um programa-piloto será válido para moradores de países com altas taxas de permanência excessiva, mas, até o momento, não deu detalhes sobre quais países serão alvos das novas imposições. 

“Estrangeiros solicitando vistos como visitantes temporários para negócios ou lazer e que são cidadãos de países identificados pelo departamento como tendo altas taxas de permanência excessiva de visto, onde as informações de triagem e verificação são consideradas deficientes, ou que oferecem cidadania por investimento, se o estrangeiro obteve a cidadania sem exigência de residência, podem estar sujeitos ao programa piloto”, alerta o texto.

Além disso, o documento determina que o caução pode ser opcional, e deverá ser decidido pelos agentes do consulado do país.

“Os agentes consulares podem exigir que os requerentes de visto de não-imigrante cobertos paguem uma caução de até US$ 15.000 como condição para a emissão do visto, conforme determinado pelos agentes consulares”, completou a determinação.