Logo

Macron faz 'tour' em Salvador com Bruno e Jerônimo como guias

Presidente da França visitou a capital baiana e fortaleceu laços da Bahia com país europeu

Por: Redação

05/11/202523:20Atualizado

O presidente da França, Emmanuel Macron, visitou Salvador nesta quarta (5), onde cumpriu agenda institucional durante a abertura do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, que faz parte da Temporada França–Brasil 2025.

Foto Macron faz 'tour' em Salvador com Bruno e Jerônimo como guias
Foto: Márcia Espíndola / GOV BA

Realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o evento celebra o diálogo cultural entre os dois países que compartilham raízes, histórias e sonhos de futuro.

Antes de cumprir o roteiro, Macron fez um "tour" pelo Centro Histórico de Salvador, com direito a três guias turístiscos especiais: O governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Valter Pontes/Secom

Valter Pontes/Secom


Durante o trajeto, Macron conheceu a Galeria Pierre Verger, na Rua da Misericórdia; em seguida ele conheceu o Largo Terreiro de Jesus, onde foi recepcionado com uma apresentação da banda Didá.

Após conhecer o Terreiro de Jesus, Macron seguiu em caminhada para o Largo do Pelourinho, onde foi recepcionado pelo Olodum e Filhos de Gandhy. Em seguida, conheceu a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Casa do Benin, espaço cultural administrado pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

 “Agradeço o acolhimento caloroso dos baianos. A parceria construída com o presidente Lula se reflete também nas discussões que este fórum vai promover. Desejo que os jovens aqui presentes continuem com as discussões sobre o futuro do mundo, com criação e inovação”, disse Macron.

Parceria

O governador Jerônimo Rodrigues celebrou a visita do chefe de estado francês e destacou que a sua presença em um evento cultural consolida a Bahia nessa frente.

“A vinda do presidente Macron à Bahia e a escolha do estado para a realização de um festival grandioso como este, reforça o papel da nossa terra como ponte viva entre a África, o Brasil e a Europa. Cenário ideal para essa que é, uma celebração da juventude, da cultura e da vocação baiana para o diálogo entre povos e identidades”, pontuou.

Durante discurso na abertura do evento, o prefeito Bruno Reis ressaltou a semelhança entre a França e a Bahia, que "vão muito além das cores da bandeira", e falou do desejo de aprofundar as relações.

“Para a gente, é motivo de muito orgulho receber o presidente francês pela primeira vez na história. Estou muito feliz em poder participar desse encontro para discutir o que nos une. Dos africanos herdamos a cultura, a nossa ancestralidade, a arte, a dança e o jeito baiano de ser. Com os franceses, a nossa relação vem há mais de 200 anos, desde 1825, quando o governo francês reconheceu a independência do Brasil

Festival Nosso Futuro: França-Brasil

O Festival Nosso Futuro integra essa programação e se destaca como um evento de ideias, história e ações, que coloca Salvador na rota internacional da cultura. 

O festival reúne debates, música, gastronomia e intercâmbio cultural até o próximo sábado (8), com organização do Institut Français, e em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Salvador e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), entre outras instituições e entes públicos.