Campo Grande no trilho: Lula apoia metrô e obra tem data
Ordem de serviço será assinada na segunda-feira (9), anuncia Rui Costa
Por: Lorena Bomfim
05/06/2025 • 10:34 • Atualizado
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou na manhã desta quinta-feira (5) que o governo da Bahia vai autorizar, na próxima segunda-feira (9), a publicação do edital que permitirá o início das obras da Estação Campo Grande, parte do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).
Segundo Rui Costa, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), em parceria com o presidente Lula, será o responsável por lançar a licitação que viabilizará a chegada do metrô até o Campo Grande. A declaração foi dada durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia.
De acordo com o ministro, o cronograma prevê 90 dias para a realização da licitação após a publicação do edital. Depois disso, haverá um prazo adicional de seis meses para o desenvolvimento do projeto executivo detalhado.
A expectativa é que as obras de ampliação do metrô comecem no início do próximo ano.
Estação Campo Grande
A expansão da Linha 1, chamada “Tramo IV”, levará o metrô até o bairro do Campo Grande. O projeto avançou das etapas de estudo, iniciadas no ano passado, para a sondagem do terreno, que começou em dezembro de 2023 e foi executada pela empresa GS Engenharia e Consultoria Ltda. na área subterrânea do Centro Antigo de Salvador.
Inicialmente, a Expansão Sul contemplava uma extensão maior do sistema, incluindo estações nos bairros da Graça e da Barra. Contudo, devido ao elevado custo do projeto, o governo de Jerônimo decidiu priorizar, por enquanto, a construção da Estação Campo Grande.
O valor estimado para a obra é de R$ 1,41 bilhão.
Estação mais profunda do metrô
Com recursos do PAC, a Estação Campo Grande será a mais profunda do sistema, com até 60 metros de profundidade.
Hoje, Salvador conta com duas estações subterrâneas: Campo da Pólvora e Lapa.
O anteprojeto do Tramo IV da Linha 1 prevê cinco níveis subterrâneos no Centro Antigo da cidade.
Relacionadas
