Logo
Menu

Política

Buscar

Polícia Federal indicia Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA

Relatório foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes

Por: Felipe Santana

20/08/202519:31

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em razão da atuação do parlamentar nos Estados Unidos. Segundo a PF, ambos têm atuado para obstruir o avanço da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado, que tem Bolsonaro como principal réu. Os crimes atribuídos são coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

eduardo e jair
Foto: Pozzebom / Agência Brasil

O relatório foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é relator do inquérito. Moraes deve enviar o documento à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se oferece denúncia, requisita diligências complementares ou pede o arquivamento da investigação. 

O indiciamento é uma etapa formal da investigação, indicando que há indícios suficientes para atribuir responsabilidade criminal aos envolvidos. No entanto, o indiciamento não implica em condenação, sendo necessário o prosseguimento do processo judicial para eventual responsabilização penal.