Logo

Paulinho da Força será relator do projeto de anistia na Câmara

Deputado foi escolhido por Hugo Motta após aprovação de urgência da proposta

Por: Redação

18/09/202510:45

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (18), a escolha de Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator do projeto de lei da anistia. A definição ocorreu poucas horas depois da aprovação do regime de urgência para a proposta apresentada por Marcelo Crivella (Republicanos-RJ).

Foto Paulinho da Força será relator do projeto de anistia na Câmara
Foto: Reprodução/Billy Boss/Câmara dos Deputados

Segundo parlamentares, Paulinho foi indicado por sua capacidade de diálogo em diferentes frentes políticas e pela experiência sindical. O próprio Hugo Motta afirmou nas redes sociais ter “certeza de que ele conduzirá as discussões com o equilíbrio necessário”.

Nos bastidores, o entendimento é de que o relatório deve se concentrar na redução de penas para investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, em vez de um perdão amplo. A expectativa é que o mérito seja votado em até duas semanas.

O projeto de Crivella prevê anistia para manifestantes de motivações políticas entre 30 de outubro de 2022 e a entrada em vigor da lei, mas deve sofrer alterações ao longo das discussões.