Mais de 1,6 milhão são reembolsados por cobranças indevidas do INSS
Acordo segue aberto até novembro e pode beneficiar mais segurados
Por: Layra Mercês
09/08/2025 • 11:00
Mais de 1,64 milhão de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que optaram por aderir ao acordo para reembolso de cobranças indevidas já foram ressarcidos.
Segundo informações do instituto, 2,43 milhões de beneficiários têm direito ao acordo. Desses, 1,66 milhão já formalizaram o pedido, e, até o momento, 98,5% receberam os valores descontados de forma irregular.
Podem participar do acordo os aposentados e pensionistas que contestaram as cobranças e que não tiveram objeção por parte das entidades envolvidas que, caso queiram, podem apresentar provas de que os descontos eram legítimos. O prazo para aderir ao acordo vai até 14 de novembro.
Ao todo, 9 milhões de pessoas foram notificadas para informar se autorizaram ou não os descontos mensais em seus benefícios. Segundo o último relatório do INSS, divulgado na terça-feira (5/8), cerca de 5 milhões afirmaram não reconhecer os valores cobrados.
Como aderir ao acordo:
-
Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha;
-
Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” para cada um (caso existam múltiplos);
-
Role até o fim da tela, leia com atenção o último comentário e selecione “Sim” na opção “Aceito receber”;
-
Clique em “Enviar” e aguarde o depósito.
O esquema de cobranças irregulares em benefícios do INSS veio à tona após uma série de reportagens do portal Metrópoles. As denúncias resultaram na Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em abril de 2025.
Relacionadas