CCJ ouve testemunhas da defesa de Carla Zambelli em processo de cassação
Hacker condenado e assistente técnico prestam depoimento por videoconferência
Por: Lorena Bomfim
10/09/2025 • 10:55
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (9), a oitiva de testemunhas indicadas pela defesa da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) no processo que pede a cassação de seu mandato.
Pela manhã, está prevista a participação de Walter Delgatti Netto, hacker condenado junto com a parlamentar. Segundo os advogados de Zambelli, a oitiva de Delgatti é "imperiosa", uma vez que ele seria o "delator que constitui a base das acusações".
Já no período da tarde, os parlamentares ouvem Michel Spiero, assistente técnico da defesa, que foi convocado para demonstrar suposto "cerceamento da defesa" na ação penal que resultou na condenação da deputada. Ambos os depoimentos serão realizados por videoconferência.
Zambelli se tornou alvo do processo de cassação após ser condenada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão, que também determina a perda do mandato, transitou em julgado, não cabendo mais recursos.
Em 12 de junho, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à CCJ a decisão do STF que confirma a perda do mandato de Zambelli. A deputada está presa desde 29 de julho em Roma, na Itália, após permanecer quase dois meses foragida.