Logo
Menu

Moda

Buscar

Setre e Meninos Rei levam artesanato de Maragogipinho à SPFW 2025

Curso capacita 40 artesãs baianas a criar peças que integrarão desfile da São Paulo Fashion Week

Por: Felipe Santana

13/08/202508:00

A aproximação da moda de passarela com os saberes tradicionais do artesanato é o foco do curso que está capacitando 40 mulheres artesãs de Maragogipinho, na Bahia, na criação de biojoias em cerâmica. Parte das peças será desenvolvida em parceria com a marca baiana de moda autoral Meninos Rei (MR) e exibida durante a edição 2025 da São Paulo Fashion Week (SPFW), maior evento de moda da América Latina, em outubro.

SPFW
Foto: Ricardo Filho/Ascom Setre

O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a marca dos irmãos estilistas Céu Rocha e Junior Rocha. A assinatura do Termo de Colaboração ocorrerá no próximo dia 20, em Maragogipinho, com a presença do secretário Augusto Vasconcelos.

A ação busca promover a formação das artesãs e, ao mesmo tempo, estimular a geração de renda com a comercialização das biojoias durante e após o evento. Brincos, colares, pulseiras e outros acessórios comporão os looks da MR, dando visibilidade ao artesanato de Maragogipinho, maior polo de cerâmica da América Latina, com mais de 150 olarias.

Para o secretário Augusto Vasconcelos, a iniciativa movimenta a economia e projeta a cultura baiana. “Estaremos mais uma vez na São Paulo Fashion Week, levando o artesanato de Maragogipinho com nossas ceramistas e a cultura popular do estado para a maior passarela da América Latina. Isso gera renda, promove nossa cultura e fortalece nossa ancestralidade”, afirmou.

Entre os dias 12 e 29 de agosto, as artesãs participam do curso de Biojoias em Cerâmica – Módulo II, ministrado pela Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onirê, com consultoria da MR para o desenvolvimento da coleção. Céu e Junior realizarão imersão na comunidade nos dias 19 e 20, compartilhando croquis e técnicas para experimentação de materiais naturais, como barro e piaçava, na confecção das peças.

As biojoias resultantes do trabalho das artesãs serão apresentadas no desfile da SPFW 2025. Após curadoria e seleção, as peças serão encaminhadas aos centros de comercialização, ampliando oportunidades de renda e inserção em mercados qualificados.

Essa é a segunda parceria entre Setre e Meninos Rei. Em 2024, oficinas no Quilombo Pitanga dos Palmares (Simões Filho) resultaram em peças de piaçava e madeira exibidas na SPFW, todas vendidas com sucesso. A iniciativa também conta com apoio da Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE), Comunidade Cidadania e Vida (COMVIDA), Instituto Curupira da Bahia, Prefeitura Municipal de Aratuípe e Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM).