Logo
Menu

Moda

Buscar

Como escolher a skincare ideal? Especialista dá dicas

Profissional alerta para o uso excessivo de produtos

Por: Gabriel Pina

10/08/202508:00

Na era das redes sociais, onde rotinas complexas de skincare viralizam diariamente, muitas pessoas se veem perdidas entre o excesso de produtos e a completa ausência de cuidados. Com isso, os dermatologistas alertam que ambos os extremos podem ser prejudiciais à saúde da pele, defendendo uma abordagem personalizada e equilibrada.  Confira algumas dicas que podem te orientar.

Mulher fazendo skincare
Foto: Reprodução/FreePik

Segundo a dermatologista Flávia Brasileiro, ignorar completamente os cuidados com a pele pode trazer consequências graves.

“Vivemos em um ambiente onde a radiação ultravioleta é cada vez mais intensa, em parte pelo comprometimento da camada de ozônio. E, como o sol é o principal fator de envelhecimento cutâneo, abrir mão do filtro solar é um erro grave”, alerta a profissional.

Por outro lado, de acordo com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Claudia Marçal o uso excessivo de produtos, muitas vezes incentivado por influenciadores digitais, pode ser igualmente danoso.

“Quando há uma mistura de produtos de marcas diferentes que são incompatíveis, com ativos diferentes, com pHs diferentes, em veículos diferentes, eles vão ter uma interação química. Pode ser que nada seja absorvido corretamente”, destaca a especialista. 

Independentemente do tipo de pele ou idade, três passos básicos devem fazer parte de qualquer rotina:  

Limpeza suave

Utilize sabonetes que removam impurezas sem ressecar, preferencialmente do tipo syndet ou ultra soft. Esfoliação pode ser incorporada, mas com moderação (1-3 vezes por semana).  

 

Hidratação inteligente 

Na hora de escolher os produtos, procure os com ativos como ácido hialurônico, vitaminas e antioxidantes, adequados às necessidades específicas de cada pele.  

 

Proteção solar completa

Filtro com FPS mínimo de 30, proteção contra UVA/UVB, luz visível e infravermelho, reaplicado a cada duas horas.  

 

Consulte um especialista

Antes de qualquer alteração na sua rotina de cuidados, consulte um dermatologista. O profissional é o mais capacitado a te orientar sobre qual a melhor opção para a sua pele. Afinal, a saúde da pele reflete não apenas na aparência, mas no bem-estar geral.