Mistério de Odete Roitman movimenta o Brasil e inspira ações na Bahia
Remake de Vale Tudo reacende a pergunta icônica e inspira bares e lojas baianas a criarem promoções e bolões sobre o final
Por: Redação
17/10/2025 • 10:23 • Atualizado
Mais de três décadas depois de ir ao ar pela primeira vez, a pergunta “Quem matou Odete Roitman?” volta a tomar conta do país. O remake de Vale Tudo, exibido pela TV Globo, chega ao último capítulo nesta sexta-feira, 17, prometendo revelar, finalmente, o assassino da vilã interpretada por Débora Bloch, e reacende um dos maiores mistérios da teledramaturgia brasileira.
A versão atualizada da novela, escrita por Manuela Dias e inspirada no clássico de Gilberto Braga (1988), mantém o suspense original e traz cinco principais suspeitos; Celina (Malu Galli), César (Cauã Reymond), Maria (Bella Campos), Heleninha (Paolla Oliveira) e Marco Aurélio (Alexandre Nero). Para preservar o segredo, foram gravadas dez versões diferentes do desfecho, e nem o elenco sabe quem será revelado como o autor do crime.
Na trama original, o público descobriu que Leila, personagem de Cássia Kis, matou Odete Roitman (Beatriz Segall) por engano, acreditando atirar em Maria de Fátima (Glória Pires). Desta vez, o romance entre Fátima e Marco Aurélio pivô do assassinato em 1988 ficou de fora do remake, abrindo espaço para um novo desfecho.
O episódio final seguirá o horário habitual da emissora, com início às 21h20 e término previsto para 22h30.
Bahia entra no clima do mistério
Em Salvador, o clima de expectativa inspirou uma série de ações criativas em bares, lojas e até farmácias. No bairro de Sussuarana, o Maribas Bar vai exibir o último capítulo da novela com uma brincadeira interativa. O empreendedor Natan Miranda organizou um bolão entre 15 mesas, que poderão escolher entre 14 suspeitos, ou apostar que Odete ainda está viva.
Arquivo Pessoal
A mesa vencedora, que acertar o desfecho, ganhará rodadas de drinks, petiscos e um voucher de R$ 150 para consumo no local. “A ideia surgiu para reunir os noveleiros e deixar a noite mais divertida. O pessoal adorou, todo mundo quer participar”, contou Natan, que defende uma teoria ousada: “Acho que Odete forjou a própria morte”, brincou.
A febre também chegou a outras cidades baianas. Em Ipirá, um farmacêutico promete um pix de R$ 100 para quem acertar o nome do assassino. Já uma loja de bolos em Salvador lançou a promoção “Acerte e ganhe um ano de bolo grátis”, e uma manicure ofereceu unhas de gel para o palpite correto.
Arquivo Pessoal
Relembre o impacto histórico
A morte de Odete Roitman, exibida originalmente em 24 de dezembro de 1988, marcou a história da televisão brasileira. Em apenas 11 dias, o país inteiro especulava o desfecho, e cerca de 2,5 milhões de cartas foram enviadas à Globo com palpites. Apenas 5% dos telespectadores acertaram o nome da verdadeira assassina.
Agora, em pleno 2025, o mistério volta a mobilizar milhões de pessoas, e, segundo levantamento da FGV Comunicação, o capítulo exibido em 6 de outubro somou mais de 130 mil menções e 2,9 milhões de interações no X (antigo Twitter), o maior engajamento desde o início da novela.
Seja por nostalgia ou curiosidade, o público brasileiro está novamente diante da pergunta que atravessou gerações: Quem matou Odete Roitman?
Relacionadas