Logo

Cinzas de Preta Gil viram diamantes e entregues para família da artista

Artista realizou desejo antigo ao transformar parte de suas cinzas em joias entregues a pessoas próximas

Por: Redação

24/11/202509:07Atualizado

As cinzas de Preta Gil, que morreu em julho aos 50 anos, foram usadas para criar diamantes que agora estão sendo entregues a pessoas próximas à artista. A iniciativa, que atendia a um desejo manifestado por ela ainda em vida, veio à tona durante uma entrevista concedida por Gominho ao programa Fantástico, neste domingo (23).

Foto Cinzas de Preta Gil viram diamantes e entregues para família da artista
Foto: Reprodução/Instagram @pretagil

O apresentador, que convivia intimamente com Preta, contou que ela se encantou ao descobrir que suas cinzas poderiam dar origem a joias. Ele é um dos 12 amigos que receberam as peças.

“Preta achou a ideia maravilhosa. Para ela, virar diamante fazia sentido. Era forte, brilhava, não se deixava quebrar”, afirmou.

A homenagem ocorreu em duas etapas. Uma parte das cinzas seguiu para um laboratório em São Paulo e depois foi enviada à Índia, onde foram criados os diamantes destinados aos amigos. A joia reservada à família, no entanto, foi inteiramente produzida em um laboratório de Curitiba.

O processo consiste em retirar o carbono das cinzas e submetê-lo a condições de pressão e temperatura que imitam a formação natural dos diamantes, algo que levaria milhões de anos na natureza. A pedra resultante possui as mesmas características químicas de um diamante extraído do solo.

Além de Gominho, também receberão as peças Duh Marinho, Carolina Dieckmann e Jude Paulla. Já entre os familiares, a neta Sol de Maria e a mãe de Preta, Sandra Gadêlha, ganharão colares feitos especialmente para elas.