Logo

Secult anuncia abertura do Edital Ouro Negro 2026

Edital prevê R$ 17 milhões em recursos para participação de entidades afro em festas

Por: Redação

26/09/202514:49Atualizado

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Ba) divulgou a abertura do Edital Ouro Negro 2026. Ao todo, serão investidos R$ 17 milhões para assegurar a participação de entidades culturais de matrizes africanas nos desfiles do Carnaval de Salvador e em outras cinco festas populares baianas: Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Lavagem de Purificação (Santo Amaro), Micareta de Feira de Santana, Festa de Reis de Cachoeira e Carnaval do Interior.

pessoas caracterizadas com vestimentas coloridas
Foto: Lucas Rosário/SecultBA

Ao todo, serão selecionados 138 projetos culturais de entidades como blocos afro, afoxés, de índio, samba e reggae. Além disso, o edital pretende escolher projetos que valorizem as tradições culturais afro-brasileiras, incentivem a participação da juventude, preservem a estética e os símbolos dessas manifestações e que garantam a transmissão do legado cultural às novas gerações.

Para participar, os interessados devem preencher um formulário online até o dia 15 de outubro. A inscrição é gratuita. Ainda, para o Carnaval de Salvador, os projetos deverão propor desfiles em pelo menos um dos oito circuitos oficiais. Já para as demais festas será exigido desfile em circuito oficial correspondente. Ao todo, o processo seletivo será dividido em duas partes:

  • Seleção de mérito, que analisará portfólio, histórico da entidade, relevância sociocultural, participação em festas populares e atuação comunitária, incluindo critérios de diversidade no quadro diretivo;

  • Habilitação documental, na qual os projetos classificados deverão apresentar documentação jurídica, fiscal, bancária, social e trabalhista.