Programação de domingo encerra a 9ª edição da Flipelô no Pelourinho
Evento homenageia Dias Gomes e reuniu autores, artistas e público desde quinta
Por: Iago Bacelar
10/08/2025 • 09:00
A 9ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô termina neste domingo (10) com uma programação que une literatura, música e artes visuais nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, no Centro Histórico de Salvador.
Último dia de atividades
No Largo Pedro Archanjo, a atração musical será Rafa Luz & Trio das 7, dentro do Projeto Raulzada, com entrada gratuita. Já no Largo Tereza Batista, a manhã começa com o bate-papo KDP Lugares de fala, espaço de leitura, com Octávio Santiago e Sarah Oliveira. Na sequência, o encontro Livro em cena: como livros ganham novos horizontes no cinema e TV reúne Ulisses Mattos e Mari Sales.
À tarde, a programação inclui o debate A palavra e o seu poder, com Sofia Oliveira e Edgard Abbehusen, seguido pelo lançamento do livro O Sítio da Tia Naná, de Anderson Shon. A batalha de desenho retorna às 15h30, antecedendo o bate-papo KDP Essa novela é trend, com Raphael Montes. O encerramento no espaço será com Yayá Massemba às 17h.
O Largo Quincas Berro D’Água recebe às 13h o show Especial Dia dos Pais, de Narcizinho, integrante da banda Olodum. No repertório, clássicos da música percussiva baiana. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).
Quatro dias de programação cultural
Iniciada na última quinta-feira (7), a Flipelô homenageou este ano o dramaturgo baiano Dias Gomes, reconhecido por sua contribuição à teledramaturgia brasileira ao unir crítica social e linguagem popular. A festa levou ao Pelourinho atividades gratuitas como bate-papos literários, lançamentos de livros, desfiles de cosplay, batalhas de desenho, apresentações musicais e oficinas.
Literatura como destaque
O Largo Tereza Batista concentrou a maioria dos debates e lançamentos, recebendo nomes como Thalita Rebouças, Lázaro Ramos, Rafael Montes, Rosane Svartman e Helô D’Angelo. Entre os temas abordados, adaptações literárias para o cinema e TV, prêmios literários, produção de fanfics e o papel da palavra na sociedade.
Música para todos os públicos
O Largo Pedro Archanjo recebeu apresentações diárias do Projeto Raulzada, com shows de Marcolino & Seus Belezas, Lula Magalhães, Aluga-se e Rafa Luz & Trio das 7. No Largo Quincas Berro D’Água, o destaque foi a variedade musical, de Luciano Calazans e Banda Sonora Amaralina ao Baile Cultural do projeto Canjerê, que percorre cidades da Bahia.
Relacionadas