Logo

Hermeto Pascoal, multi-instrumentista, morre aos 89 anos

Músico enfrentava complicações respiratórias por fibrose pulmonar

Por: Redação

14/09/202509:57

O músico e compositor Hermeto Pascoal, um dos maiores nomes da música brasileira, morreu nesta sexta-feira (12), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Conhecido por sua genialidade e por transformar sons do cotidiano em música, ele estava internado no Hospital Samaritano Barra, onde faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

hermeto
Foto: Reprodução/ Instagram

Hermeto enfrentava complicações respiratórias provocadas por fibrose pulmonar e havia sido internado na quinta-feira (11), após piora no quadro de saúde. O artista, natural de Lagoa da Canoa, em Alagoas, deixa uma vasta contribuição para a música mundial, marcada pela mistura de ritmos, improviso e experimentação sonora.

Ao longo da carreira, Hermeto Pascoal trabalhou com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Elis Regina, Miles Davis e Airto Moreira. Seu talento lhe rendeu o apelido de “bruxo” por colegas e fãs, pela forma como extraía música de qualquer objeto ou situação. A família informou que o velório será restrito a parentes e amigos próximos, e ainda não há detalhes sobre o sepultamento.