"O Agente Secreto" entra no top 10 da Cahiers du Cinéma
Filme brasileiro de Kleber Mendonça Filho vive grande momento no cinema mundial
Por: Redação
29/11/2025 • 13:30 • Atualizado
O filme brasileiro "O Agente Secreto", aposta do país para concorrer a uma vaga no Oscar 2026, alcançou reconhecimento de prestígio internacional. A produção, dirigida por Kleber Mendonça Filho e estrelada por Wagner Moura, foi incluída na lista dos 10 melhores filmes de 2025 pela icônica revista francesa Cahiers du Cinéma. De acordo com a revista publicação francesa posicionou O Agente Secreto na 4ª colocação do seu concorrido ranking anual.
Top 10 Cahiers du Cinéma 2025
- Eureka — Lisandro Alonso
- Horizon: An American Saga – Chapter 3 — Kevin Costner
- Voyages en Italie — Sophie Letourneur
- O Agente Secreto — Kleber Mendonça Filho
- Megalopolis — Francis Ford Coppola
- Kinds of Kindness — Yorgos Lanthimos
- Emilia Pérez — Jacques Audiard
- Nosferatu — Robert Eggers
- The Brutalist — Brady Corbet
- The End — Joshua Oppenheimer
Sucesso de Crítica e Público
A performance do longa-metragem não se restringe apenas ao reconhecimento europeu. O filme estreou recentemente em Nova York, com distribuição da Neon, e tem recebido aclamação da crítica americana, conquistando 99% de aprovação no Rotten Tomatoes, um dos principais agregadores de críticas da internet.
No Brasil, O Agente Secreto mantém uma trajetória de grande sucesso comercial. Em sua terceira semana em cartaz, a produção superou a marca de 750 mil espectadores. De acordo com dados da Comscore, o filme já faturou R$ 18,7 milhões desde sua estreia, consolidando-se como a maior bilheteria de 2025 no cinema nacional.
Sobre o Filme
Com a atuação de Wagner, o longa se passa nos anos 1970 e promete uma trama envolvente sobre um professor universitário que, em plena ditadura militar, volta ao Recife para reencontrar o filho. Além de trazer um panorama sobre a política da época, a obra também traz um Brasil, como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
Já no elenco, além de Baiano, estão Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme.
Leia mais:
Morte do ator Udo Kier aos 81 abala o cinema internacional
Relacionadas
Cinema e Séries
