Logo

Semop intensifica ações e anuncia apoio ampliado a ambulantes

Décio Martins detalha fiscalização, apoio a ambulantes e novas operações nos circuitos

Por: Domynique Fonseca

11/02/202613:09Atualizado

O secretário municipal de Ordem Pública de Salvador (Semop), Décio Martins, afirmou que a operação para o Carnaval já está em ritmo intensificado e seguirá até a Quarta-feira de Cinzas. Em entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio, da 97,5 FM, apresentado por Luis Ganem, nesta quarta-feira (11), ele detalhou as ações de ordenamento e apoio aos ambulantes nos circuitos da festa.

Foto Semop intensifica ações e anuncia apoio ampliado a ambulantes
Foto: Pedro Henrique/ Portal Esfera

“Toda manhã eu faço uma vistoria no circuito”, declarou o secretário, ao destacar que a fiscalização começa antes mesmo da abertura oficial do evento.

Sobre os desafios da operação, Décio pontuou que o trabalho envolve diferentes frentes. “Nós temos diversos desafios neste ano”, disse. Entre eles, está a fiscalização contra a venda de garrafas de vidro e objetos perfurocortantes nos circuitos. De acordo com o secretário, houve apreensões, mas ele avalia que há maior conscientização. “Faço um apelo aos consumidores: se você não comprar, você não estimula a venda”, declarou.

A partir desta quinta-feira (12), a Semop inicia uma nova etapa da operação com a instalação de seis centros de convivência para ambulantes, funcionando a partir das 7h. “Teremos locais para banho, descanso e para recarregar as maquininhas”, explicou. Ao meio-dia, começam também as refeições em restaurantes populares destinadas aos trabalhadores cadastrados e um acompanhante. Além disso, a gestão municipal disponibilizará 60 vagas para acolhimento de filhos de ambulantes.

Sobre o ordenamento do espaço público, o secretário destacou que o zoneamento dos circuitos está definido.

“O que importa é o zoneamento. Cada ambulante precisa ficar no espaço para o qual foi selecionado”, afirmou, citando áreas específicas entre o Farol da Barra, o Cristo e Ondina.

Décio ressaltou ainda o envolvimento direto da gestão municipal na organização da festa. “A gente só para agora na quarta-feira”, disse. Segundo ele, as equipes seguem mobilizadas para garantir que a operação transcorra conforme o planejado durante todo o Carnaval.