Carnaval: fiscalização de trios e carros de apoio tem data divulgada; saiba mais
A previsão é que cerca de 200 veículos sejam vistoriados
Por: Redação
23/01/2026 • 14:42 • Atualizado
Trios elétricos e carros de apoio vão passar por fiscalização integrada do Detran, Corpo de Bombeiros, polícias e outros órgãos a partir de segunda-feira (26), no Parque de Exposições, da capital baiana. A ação faz parte dos preparativos para o Carnaval deste ano.
As atividades seguem até os primeiros dias, na quarta-feira 11 de fevereiro. O carnaval de Salvador acontece entre os dias 12 e 17 de fevereiro.
Procedimentos
A previsão é que cerca de 200 veículos – da categoria carroceria trio elétrico - sejam vistoriados pelo departamento para estar aptos a desfilar nos circuitos. Além de toda parte documental de veículos e também dos condutores, equipamentos obrigatórios, pneus, itens de segurança (cinto, faróis, etc).
Serão mais de 20 agentes vistoriadores, atuando com o que há de mais moderno em sistemas de informação para captação, armazenamento e validação das análises.
Após a checagem, o departamento emite o adesivo de ‘veículo vistoriado’, que deve ser fixado na carroceria e visível para o desfile. Outra inovação é que, desde 2025, todo o processo é feito no formato digital.
As inspeções no Parque de Exposições funcionam tanto com hora marcada, como por demanda. As vistorias acontecem todos os dias, sempre das 8h às 17h.
Fiscalização
Segundo o diretor geral do Detran, Max Passos, esse é um trabalho fundamental para garantir a segurança dos foliões, dos condutores e da folia, como um todo.
“O Governo do Estado disponibiliza, durante esses, dias uma mega estrutura, com vários órgãos e instituições fiscalizando e vistoriando esses gigantes que levam a folia aos quatro cantos da capital. É fundamental uma análise criteriosa por todos os agentes envolvidos para garantir uma festa segura e sem sinistros”, enfatizou.
Ainda segundo Passos, as equipes do departamento atuam pré, durante e pós carnaval.
“Esse é um período de muito trabalho. Milhões de vidas precisam ser preservadas. Nossos profissionais estão capacitados para atuar em todas as fases da folia. A antecipação das vistorias garante mais tempo de ajustes das demandas necessárias e agilizam a emissão da cartilha e do selo”, finalizou.
Relacionadas
