Carnaval de Salvador supera 2 milhões de foliões nas ruas
Ocupação hoteleira atinge 98,8% e fluxo cresce em aeroportos e rodoviária
Por: Redação
14/02/2026 • 14:20 • Atualizado
O Carnaval de Salvador apresentou um crescimento expressivo de público em seu segundo dia oficial. De acordo com dados apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva realizada neste sábado (14) no Campo Grande, o circuito Barra-Ondina (Dodô) viu o número de foliões saltar de 630 mil, na abertura, para cerca de 1 milhão de pessoas na sexta-feira. Somados aos circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), que registraram 530 mil pessoas, a folia já mobilizou mais de 1,5 milhão de foliões nos eixos principais.
“Com os foliões que passaram pelos bairros e outros circuitos, certamente superamos 2 milhões de pessoas nas ruas. Isso aumenta a expectativa para hoje, que tradicionalmente é o dia mais cheio”, afirmou o prefeito.
Os indicadores turísticos de 2026 superaram significativamente os de 2025. A ocupação hoteleira nesta sexta-feira atingiu 98,8%, um salto notável em comparação aos 84% registrados no mesmo período do ano passado. O movimento nos portões de entrada da cidade também cresceu:
- Aeroporto: Registrou 103 pousos (alta de 17%) e o desembarque de 14.941 passageiros (crescimento de 15%).
- Rodoviária: Contabilizou 731 chegadas de ônibus (alta de 10%) e 14.688 passageiros desembarcados (alta de 7%).
Para a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, os números confirmam Salvador como o principal destino do país. “O crescimento demonstra a confiança do visitante na nossa cidade, fruto de um esforço conjunto que envolve cultura, turismo e acolhimento”, destacou.
Estratégia para o Sábado e Alerta sobre a Chuva
Para este sábado (14), a Prefeitura reforçou a programação no Centro para equilibrar o fluxo de pessoas e aliviar o circuito Barra-Ondina. O número de barreiras de revista também será ampliado para dar agilidade ao acesso. Na Barra, o número de apresentações foi mantido em 29, repetindo a estratégia de redução em relação às 40 atrações de 2024.
Sobre a instabilidade do tempo, Bruno Reis comentou que o volume de chuva na manhã de sábado já atingiu metade do esperado para o dia. “A previsão total é de 31 milímetros. Teremos chuvas esparsas, do tipo que 'chove e para', sem grandes intensidades. A expectativa é que esse fenômeno se dissipe a partir de segunda-feira”, explicou o gestor.
