49 foragidos foram capturados no Carnaval atráves do reconhecimento facial
Oito prisões foram realizadas apenas no quarto dia oficial da festa; tecnologia contribuiu para reforçar o controle nos principais circuitos
Por: Redação
16/02/2026 • 10:06
O número de presos com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia subiu para 49 durante o Carnaval da Bahia 2026. Apenas no quarto dia oficial da festa, encerrado na madrugada desta segunda-feira (16), oito foragidos da Justiça foram localizados e detidos com apoio da tecnologia.
As prisões ocorreram nos principais circuitos da folia em Salvador — Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) — após os suspeitos passarem pelos Portais de Abordagem, onde o sistema identificou pendências judiciais.
Entre os capturados estão pessoas procuradas por crimes como homicídio, tráfico de drogas e inadimplência de pensão alimentícia. Após a identificação, os suspeitos foram conduzidos às Delegacias Especiais de Área (DEAs) instaladas em pontos estratégicos dos circuitos.
Além das prisões por reconhecimento facial, a Polícia registrou, até o momento, 10 prisões em flagrante, 18 ocorrências de roubo e 27 termos circunstanciados.
Apreensão de objetos
As ações preventivas também resultaram na apreensão de 1.686 objetos proibidos durante as revistas realizadas nos 53 Portais de Abordagem espalhados pelos circuitos oficiais. Considerando as operações realizadas desde o Pré-Carnaval, mais de 6 mil itens já foram retirados de circulação.
A Secretaria da Segurança Pública disponibilizou a lista com a localização dos 53 Portais de Abordagem nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha para consulta pública.
Relacionadas
