Logo

Vitória empata com o Botafogo e pode “dormir” no Z-4

Após desperdiçar oportunidade dentro de casa, Leão pode ser ultrapassado

Por: Redação

09/11/202518:16Atualizado

Em mais uma oportunidade que só dependia dele, o Vitória desperdiçou a chance de abrir vantagem fora da zona de rebaixamento. Diante do Botafogo, o Leão da Barra ficou no empate sem gols, neste domingo (9), no Barradão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Rubro-negro chega a 35 pontos, na 16ª colocação, mas pode ser ultrapassado pelo Santos, que joga neste momento contra o Flamengo, e tem 33.

Foto  Vitória empata com o Botafogo e pode “dormir” no Z-4
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Apesar do empate sem gols, o time baiano mostrou resistência e organização defensiva diante do Botafogo. A equipe comandada por Jair Ventura contou com a volta de Lucas Halter, emprestado pelo próprio Botafogo, em meio a polêmica envolvendo a escalação do zagueiro.

Com a mesma escalação que atuou bem no clássico contra o Vasco, o Botafogo começou melhor em Salvador, sob forte calor. Logo aos seis minutos, em cobrança de escanteio de Santiago Rodríguez, David Ricardo desviou e Alexander Barboza perdeu grande chance dentro da pequena área, chutando por cima do gol.

O Vitória só chegou com perigo aos 19 minutos, quando Matheusinho lançou Renzo López, que tentou uma cavadinha e mandou por cima do gol.

Na etapa final, o jogo caiu tecnicamente. O Botafogo reduziu o ímpeto ofensivo, enquanto o Vitória tentou equilibrar as ações. A principal chance rubro-negra veio aos 22 minutos: Neris subiu bem após cobrança de falta e cabeceou com perigo à direita do gol de Léo Linck.

Sem grandes oportunidades, o empate acabou sendo justo pelo desempenho das equipes no segundo tempo.

Polêmica: Halter em campo contra o clube de origem

A escalação do zagueiro Lucas Halter, capitão do Vitória e jogador emprestado pelo Botafogo, gerou polêmica antes da bola rolar.

O contrato de empréstimo prevê o pagamento de R$ 1 milhão caso o defensor atue contra o time carioca. O Vitória, no entanto, optou por colocá-lo entre os titulares.

Nas redes sociais, o CEO da SAF do Botafogo, Thairo Arruda, criticou a decisão e afirmou que não houve acordo entre os clubes. Ele também declarou que o departamento jurídico do Botafogo cobrará a multa prevista em contrato.

Halter havia sido um dos destaques na vitória sobre o Internacional, na rodada anterior.

Lances de destaque

5 min do 1º tempo: Santiago Rodríguez cobra escanteio pela esquerda, David Ricardo desvia e Barboza chuta por cima.

20 min do 1º tempo: Matheusinho lança Renzo López, que tenta encobrir o goleiro, mas manda sobre o travessão.

44 min do 1º tempo: Zé Marcos marca após cruzamento de Erick, mas o gol é anulado por impedimento.

22 min do 2º tempo: Neris sobe mais que a defesa e cabeceia com perigo, à direita do gol.

Próximos compromissos

Após a Data Fifa, as equipes voltam a campo na reta final do Brasileirão. O Botafogo recebe o Sport, no dia 18, às 20h30, enquanto o Vitória enfrenta o Palmeiras, fora de casa, no dia 19, às 19h30.