Salvador recebe Brasileirão do Futebol de Amputados neste fim de semana
Evento começou ontem (7) e segue até domingo
Por: Redação
07/11/2025 • 08:00
Neste final de semana a bola vai rolar no Estádio de Pituaçu, em Salvador, com a realização do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados – Série A 2025. O torneio reunirá 12 equipes de sete estados brasileiros — São Paulo, Bahia, Paraná, Goiás, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro — e contará com a participação de mais de 200 atletas, representando a elite nacional da modalidade.
Iniciado nesta sexta-feira (7), esta é a primeira vez que o campeonato da Série A acontece na Bahia. Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Amputados (CBFA), com transmissão ao vivo pelo youtube @RedeRonaldo.
Grupos
Em 2025, o torneio reunirá 220 atletas, organizados em 12 equipes, distribuídas em três grupos. Na fase classificatória, os times se enfrentam dentro das chaves, e os melhores avançam para as quartas de final, semifinais e final.
As partidas, que iniciam às terão dois tempos de 25 minutos, com intervalo de 10 minutos, e as decisões serão por pênaltis em caso de empate.
A Bahia no campeonato
Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, a realização do campeonato na capital baiana é motivo de orgulho e reconhecimento.
“A Bahia tem se destacado na promoção do esporte para todos, e receber atletas de diferentes estados é uma conquista coletiva, possibilitando ver de perto todo o talento e inspiração dos baianos e também de atletas outros estados. A Bahia já havia sediado a Copa Norte-Nordeste, em 2022 e a Taça Brasil, Campeonato Brasileiro série B, em 2023. Mas essa é a primeira vez que recebemos a elite do futebol de amputados, o que é um motivo de orgulho e muita alegria para todos nós”, destacou o gestor da Sudesb.
O presidente da ABDA, Luciano Reis, que também é atleta da modalidade, celebra o protagonismo do estado na competição.
“Os times Bahia e Vitória estão empolgados para representar nosso estado diante da elite do futebol de amputados. É um marco histórico para a nossa modalidade e uma grande oportunidade de mostrar nossa força e organização”, afirmou.
O evento conta com o apoio técnico e institucional do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), além de parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF).
Relacionadas
