Logo

Vitória busca sequência e quebra de tabu no Brasileirão

Leão enfrenta Vasco com desafios para manter reação na Série A

Por: Victor Hugo Ribeiro|Redação

04/10/202512:00Atualizado

Após vencer o Ceará e ganhar fôlego na luta contra o rebaixamento, o Vitória tem um desafio crucial neste domingo (5), às 16h, contra o Vasco em São Januário. Para aproveitar o momento positivo, o time baiano precisa superar dois grandes tabus na Série A: conquistar sua primeira sequência de duas vitórias na competição e, finalmente, garantir o primeiro triunfo como visitante nesta edição do Brasileirão.

Esporte Clube Vitória
Foto: Divulgação/Victor Ferreira/EC Vitória

O histórico recente do Vitória evidencia a dificuldade: o time não vence duas partidas consecutivas desde maio. Além disso, a performance como visitante é uma das piores do campeonato: em 13 jogos fora de Salvador, o time obteve apenas cinco empates e oito derrotas, resultando em um aproveitamento de apenas 12,8%. Nesse período, o ataque marcou apenas seis gols e a defesa sofreu 25.

Apesar das dificuldades recentes e por está da 17° colocação o Vitória pode buscar motivação no histórico geral de confrontos contra o Cruzmaltino. Em 51 duelos, o Rubro-Negro leva a melhor, com 22 vitórias (43%) contra 17 triunfos do Vasco (33%) e 12 empates (24%). Na Série A, o equilíbrio se mantém com uma ligeira vantagem para o Leão: 18 vitórias, nove empates e 14 derrotas.

Entretanto, quando a partida ocorre no Rio de Janeiro, os números mudam de lado. Em 23 confrontos com o Vasco como mandante, os cariocas venceram 11 vezes (48%), com seis empates (26%) e seis vitórias do time baiano (26%). Na elite nacional, o Vasco soma nove vitórias em casa (50%), contra quatro do Vitória (22%) e cinco empates.

A torcida rubro-negra pode se apegar ao retrospecto recente de jogos no Rio de Janeiro. Antes de uma derrota por 2 a 1 no primeiro turno do ano passado, o Vitória não perdia para o Vasco em seus domínios desde 2010. Neste intervalo, foram cinco jogos com três vitórias e dois empates. O último triunfo foi um 3 a 0 pela Série B de 2021.

Outro fator de otimismo é o confronto do primeiro turno desta temporada. Pela 8ª rodada, no Barradão, o Vitória conquistou uma virada emocionante por 2 a 1, mesmo após ter um jogador expulso e sofrer um gol no final do primeiro tempo. A reação veio com dois gols de Renato Kayzer na segunda etapa, sendo o gol da vitória marcado aos 45 minutos.