Logo

Com surpresa, Vitória ganha vaga na elite do Campeonato Brasileiro Feminino

Clube divulgou explicação oficial sobre a novidade

Por: Victor Hugo

07/01/202614:48Atualizado

Momentos após rumores sobre a entrada do time feminino do Vitória no Campeonato Brasileiro, a diretoria do clube, por meio de uma nota nesta quarta-feira (7), confirmou o "acesso" das Leoas. De acordo com a agremiação, a principal razão envolveu a desistência de um dos clubes participantes da Série A1.

EC Vitória Feminino
Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

Por causa da novidade, mais um feminino baiano foi incluído na competição nacional nesta temporada de 2026. Conforme oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os critérios para a subida do Rubro-Negro baiano seriam a colocação, ou seja, as mulheres obtiveram o 5º lugar no Campeonato Brasileiro da Série A2. 

Na nota oficial, o clube ressaltou a importância do futebol feminino e seu valor dentro do calendário de jogos: "O clube reforça seu compromisso com o fortalecimento do futebol feminino, valorizando o trabalho desenvolvido por atletas, comissão técnica e profissionais envolvidos."

Confira:

 


Saída


A antiga vaga pertencia ao Fortaleza, que anunciou a saída no dia 29 de dezembro, após encerrar o time feminino no ano de 2026. O comunicado do clube cearense envolveu a decisão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para que a categoria seja finalizada internamente. 

Outro ponto, relatado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é a punição que a equipe nordestina deve levar pela retirada do clube da Série A1. Conforme o regulamento geral, caso haja alguma retirada, a instituição sofrerá uma suspensão de dois anos de torneios organizados pela entidade.


Calendário

Em síntese, o calendário do Campeonato Brasileiro Série A1 foi informado pela CBF ainda em 2025, durante um evento no dia 24 de novembro de 2025, o qual informou que terá início no dia 15/02/2026 e a sua finalização no dia 04/10/2026.

Em seu formato, 18 clubes disputarão a primeira fase em turno único, logo após um mata-mata a partir das quartas de final em jogos de ida e volta. Na premiação, a grande campeã levará cerca de R$ 2 milhões e o segundo, R$ 1 milhão.