Com surpresa, Vitória ganha vaga na elite do Campeonato Brasileiro Feminino
Clube divulgou explicação oficial sobre a novidade
Por: Victor Hugo
07/01/2026 • 14:48 • Atualizado
Momentos após rumores sobre a entrada do time feminino do Vitória no Campeonato Brasileiro, a diretoria do clube, por meio de uma nota nesta quarta-feira (7), confirmou o "acesso" das Leoas. De acordo com a agremiação, a principal razão envolveu a desistência de um dos clubes participantes da Série A1.
Por causa da novidade, mais um feminino baiano foi incluído na competição nacional nesta temporada de 2026. Conforme oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os critérios para a subida do Rubro-Negro baiano seriam a colocação, ou seja, as mulheres obtiveram o 5º lugar no Campeonato Brasileiro da Série A2.
Na nota oficial, o clube ressaltou a importância do futebol feminino e seu valor dentro do calendário de jogos: "O clube reforça seu compromisso com o fortalecimento do futebol feminino, valorizando o trabalho desenvolvido por atletas, comissão técnica e profissionais envolvidos."
Confira:
NOTA OFICIAL – FUTEBOL FEMININO.
— EC Vitória (@ECVitoria) January 7, 2026
O Esporte Clube Vitória informa que, em razão da desistência de um dos clubes participantes da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, passará a integrar a Série A1 da competição nacional nessa temporada de 2026.
A decisão ocorre… pic.twitter.com/XcBbmaSa93
Saída
A antiga vaga pertencia ao Fortaleza, que anunciou a saída no dia 29 de dezembro, após encerrar o time feminino no ano de 2026. O comunicado do clube cearense envolveu a decisão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para que a categoria seja finalizada internamente.
Outro ponto, relatado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é a punição que a equipe nordestina deve levar pela retirada do clube da Série A1. Conforme o regulamento geral, caso haja alguma retirada, a instituição sofrerá uma suspensão de dois anos de torneios organizados pela entidade.
Calendário
Em síntese, o calendário do Campeonato Brasileiro Série A1 foi informado pela CBF ainda em 2025, durante um evento no dia 24 de novembro de 2025, o qual informou que terá início no dia 15/02/2026 e a sua finalização no dia 04/10/2026.
Em seu formato, 18 clubes disputarão a primeira fase em turno único, logo após um mata-mata a partir das quartas de final em jogos de ida e volta. Na premiação, a grande campeã levará cerca de R$ 2 milhões e o segundo, R$ 1 milhão.
Relacionadas
