Logo

Brasil inicia Mundial de Ginástica com boas notas de Caio e Diogo

Dupla se destaca nas classificatórias e mira finais em Jacarta

Por: Redação

19/10/202509:35Atualizado

A participação brasileira no Mundial de Ginástica Artística, que teve início na madrugada deste domingo (19/10) em Jacarta, Indonésia, começou promissora com as atuações de Caio Souza e Diogo Soares. Os dois atletas do Brasil no individual geral apresentaram boas performances nas classificatórias e mantêm chances de alcançar a final da competição, que se estenderá até a próxima quinta-feira (25/10). O evento reúne representantes de 80 países.

Equipe de Ginástica Masc
Foto: Divulgação/CBG

Caio Souza, que estava afastado dos mundiais por três anos devido a lesões, demonstrou séries sólidas. Ele obteve notas de 13.700 nas barras paralelas, 13.733 na barra fixa e 13.100 no solo. Sua pontuação mais baixa foi no cavalo com alças (11.000), e o recurso da comissão técnica para aumentar a nota de dificuldade (de 3.700) foi negado. 

O ginasta se recuperou nas argolas, onde cravou um triplo mortal na saída e conquistou sua melhor nota do dia: 14.333. Mesmo com uma queda no salto, Caio somou 79.166 pontos no total da classificação geral e segue na disputa por uma vaga na final do aparelho.

Outro finalista é o ginasta Diogo Soares, que acumulou 78.798 pontos. Suas passagens foram seguras nas barras paralelas (13.366), barra fixa (13.866), solo (13.533) e cavalo com alças (13.133). Nas argolas, Diogo recebeu 12.400 pontos, e no salto, 12.500.

Ausências e Destaques

O Brasil compete com uma delegação reforçada, mas não conta com sua maior medalhista olímpica, Rebeca Andrade. A atleta  decidiu fazer uma pausa na carreira após os Jogos de Paris 2024 para recuperação física e mental, visando os Jogos de Los Angeles 2028. Outra que também ficou de fora é Jade Barbosa, devido à gravidez.

Neste caso, a equipe feminina brasileira é formada por Flávia Saraiva, Júlia Soares, Júlia Coutinho e Sophia Wiesberg. As duas últimas vêm de boas atuações no Campeonato Brasileiro, onde Sophia foi ouro e Júlia Coutinho, bronze. Já a equipe masculina tem Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Vitaliy Guimarães e Tomás Florêncio, que substitui o lesionado Yuri Guimarães.

O Mundial também tem ausências de peso no cenário internacional, como a norte-americana Simone Biles, que ainda não confirmou se participará dos Jogos de Los Angeles. No entanto, o evento conta com a presença de seis campeões olímpicos, incluindo os japoneses Oka Shinnosuke e Hashimoto Daiki (cada um com quatro pódios olímpicos), e os chineses Zhang Boheng e Zou Jingyuan. Entre as mulheres, competem a russa Angelina Melnikova, detentora de quatro medalhas olímpicas e sete mundiais, e a chinesa Zhou Yaqin, que deve ser uma forte concorrente para as brasileiras.

O Mundial de Ginástica Artística pode ser acompanhado pelos canais SporTV e pelas transmissões via YouTube da CazéTV e do Canal Olímpico do Brasil.