Logo

Baianão usa visibilidade do futebol para reforçar campanha contra feminicídio

Clubes baianos formalizaram adesão à iniciativa do Governo do Estado

Por: Redação

17/12/202520:00

O lançamento do Campeonato Baiano de Futebol 2026, realizado em Salvador, serviu de palco para o fortalecimento da campanha Feminicídio Zero. Durante o evento, os clubes que disputam na competição formalizaram à adesão `iniciativa do Governo da Bahia, que buscam ampliar as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Foto Baianão usa visibilidade do futebol para reforçar campanha contra feminicídio
Foto: Divulgação/GOVBA

A proposta é utilizar o alcance do futebol para propagar mensagens de pacificação ao longo de toda a competição. As ações estão previstas para ocorrer antes, durante e após as partidas, aproveitando a audiência do torneio em diferentes regiões do estado.

Segundo a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, a mobilização gerada pelo esporte vai permitir a ampliação do debate sobre o tema em campo e fora dele.

“Vamos ocupar esse momento positivo do futebol para promover a conscientização e fortalecer a luta contra o feminicídio e todas as formas de violência contra as mulheres”, afirmou.

 

Baianão 2026

 

 

O Baianão é organizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) e tem o início marcado pelo confronto entre o Vitória e o Atlético-BA, no Barradão.  A TVE será responsável pela transmissão dos jogos.

A competição contará com a participação de 10 clubes da capital e do interior, reunindo esporte, entretenimento e movimentação econômica em diferentes municípios baianos.

 “É um momento de emoção, alegria e tradição para a Bahia.”, destacou o vice-governador Geraldo Júnior.